Guardas de Botucatu participaram de seminário em Brasília

Os Guardas Municipais de Botucatu, Celso, Ribeiro e Rodrigues estiveram em Brasília participando do 4º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública, denominado “Azul Marinho” no Auditório “Nereu Ramos” que fica no Congresso Nacional, juntamente com corporações de todo o país.

Objetivo primordial desse Seminário foi defender a regulamentação da profissão. Os participantes discutiram com os deputados federais do Congresso Nacional sobre a votação da Proposta de Emenda ? Constituição Federal (PEC) nº 534/02, que reza sobre o assunto.

“Uma de nossas solicitações é que se fique claro nossas funções nas leis, o que ainda carece de regulamentação”, disse o GCM Celso Quinzote Júnior. “Caso a PEC seja aprovada, os guardas terão muitos benefícios como aposentadoria especial e salário digno, uma das principais reivindicações da classe”, emendou.

Lembra Quinzote que em muitas cidades, entre elas Botucatu, os guardas municipais já atuam como policiais municipais em parceira com os órgãos estatais de segurança. “A aprovação deste PEC só irá dar um melhor respaldo para que os guardas desempenhem suas funções”, coloca.

O seminário contou com participação de parlamentares que discursaram sobre a importância da profissão municipal e também e acenaram positivamente para que a votação da PEC seja colocada em pauta, já que está tramitando, desde 2002. A PEC legaliza e define o que as Guardas Municipais podem ou não fazer. Ainda não há data para a votação definitiva da proposta.