Finados deverá atrair milhares de pessoas aos cemitérios

O Dia de Finados desta quarta-feira (2) deverá atrair um numeroso público aos três cemitérios de Botucatu: Portal das Cruzes, Jardim e o do Distrito de Vitoriana. Apenas o Portal, o maior e mais antigo da Cidade, que contabiliza desde 1893 pouco mais de 58.500 sepultamentos, poderá receber, aproximadamente, 10 mil visitantes durante todo o dia. Já os Cemitérios Jardim e Vitoriana que contabilizam cerca de 8 mil sepultamentos devem receber um público de cerca de cinco mil pessoas.

Os portões dos cemitérios Portal e de Vitoriana serão abertos a partir das 6 horas, e ? s 6h30 os do Jardim. Por conta do horário de verão, a visitação será estendida até ? s 19 horas. Os cemitérios Portal e Jardim também têm em sua programação de Finados horários específicos para as missas em homenagem ? s pessoas falecidas: 7h30, 9 horas, 10h30, 15 horas e 17 horas. Em Vitoriana, a missa será realizada ? s 9 horas. Agentes fiscais de renda da Prefeitura também irão coibir a comercialização ambulante na parte interna dos cemitérios.

Os administradores dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) ainda orientam que as pessoas optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade e, principalmente, por não precisar ser regadas com água que, se acumulada em vaso ou suporte, permite a proliferação das larvas do mosquito da dengue (aedes aegypti).

Mas a maior novidade deste ano proporcionado pela Prefeitura é sem dúvida a implantação do sistema informatizado de consulta dos cemitérios que permitirá encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo onde determinada pessoa está sepultada.

O trabalho, iniciado em junho de 2010, e coordenado por Jorge de Campos Júnior, chefe da Seção de Processamento de Dados do Poder Executivo Municipal, foi realizado de forma meticulosa, com a utilização de um sistema de banco de dados e a colaboração de estagiários que ficaram responsáveis por transferir os dados de cada óbito para os computadores.

No Cemitério Jardim, um terminal eletrônico já estará ? disposição do público. No Portal das Cruzes os visitantes poderão na própria administração do cemitério obter auxílio de estagiários que através de computadores também efetuarão consultas sobre a localização exata dos sepultados.
Se preferir, o interessado também poderá utilizar o sistema de pesquisa sem sair de casa. Para isso bastará acessar o link www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio. A consulta aos dados está liberada desde o dia 12 de outubro. “Como há registros muito antigos e a quantidade de nomes é muito grande, a possibilidade de haver algum dado incorreto aumenta. Caso isso aconteça, a pessoa deve entrar em contato com o cemitério para que o cadastro seja alterado”, alerta Jorge de Campos Júnior.

Outra novidade foi a implantação do sistema de Recolhimento e Emissão de Taxas e Emolumentos, que até então era feito de forma manual pelos administradores dos cemitérios. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

{n}Endereços{/n}

Cemitério Portal das Cruzes
Rua Carlino de Oliveira, s/nº – Centro
Telefone: 3882-8632

Cemitério Jardim
Avenida José Italo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto
Telefone: 3882-6655

Cemitério de Vitoriana
Rodovia Alcides Soares, s/nº – Distrito de Vitoriana
Telefone: 3815-9555 (Subprefeitura)

Foto: Valéria Cuter