Festa em louvor a São José terá quatro dias de comemoração

Geral
Festa em louvor a São José terá quatro dias de comemoração 16 março 2012

A tradicional Festa de São José 2012, deverá atrair um grande número de pessoas devotas ao santo. As festividades que iniciaram nesta sexta-feira (16) se prolongam até segunda-feira (19), com organização do padre Marcelo Henrique do Prado, que conta com colaboração de toda comunidade freqüentadora da igreja. No primeiro dia de festa foi celebrada uma missa pelo padre Edison Geraldo Bovo.

Neste sábado (17), ? s 19 horas, o padre responsável pela paróquia, Marcelo Prado, celebrará a santa missa e no jardim da praça haverá a venda de pizza e doces. Já no domingo (18) entre 12 ? s 14h30, será servido o almoço. A partir das 18 horas as barracas estarão oferecendo pastel e sonho. Na parte religiosa a missa será celebrada pelo padre Márcio Godoy Júnior, ? s 18 horas.

Na segunda-feira (19), a capela permanecerá aberta durante o dia inteiro para os terços. Os eventos religiosos se iniciam ? s 7 horas com a missa dos operários, celebrada pelo padre Marcelo Prado. Às 15 horas acontece a missa para os enfermos, com o padre Alberto Fernando Cristiano Campezato.

Encerrando os eventos religiosos, o Arcebispo de Botucatu celebra a missa solene de procissão de São José, onde os fiéis passam por várias ruas rezando e cantando. Nas barracas os fiéis poderão saborear panqueca de carne e de frango.

{n}{tam:25px}São José{/n}{/tam}

São José, o pai de Jesus esposo da Virgem Maria, descendente da casa real de David. Ele figura na infância de Jesus conforme a narrativa de Mateus (1-2) e Lucas (1-2) e é descrito com um homem justo. Quando noivo de Maria foi visitado por um anjo que o informou que ela estava com um filho e que o filho era do “Sagrado Espírito”. Ele tomou Maria e a levou para Belém e estava presente no nascimento de Jesus.

Avisado de novo, por um anjo das intenções do Rei Herodes que ordenou a morte das crianças da idade de Jesus, levou Maria e o menino para o Egito. Eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo apareceu avisando-o da morte de Herodes. José devotou sua vida a criar Jesus e estava cuidando das ovelhas e de Maria quando os reis magos chegaram para adorar o recém nascido trazendo ouro, incenso e mirra.

A última menção feita a José nas Sagradas Escrituras é quando procura por Jesus (então com 12 anos) no Templo de Jerusalém. Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era um velho e morreu antes da Paixão de Cristo. Veneração especial a José começou na Igreja moderna, onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história. O escritor Irlandês, do nono século Felire de Oengus comemora José, mas veneração a José só se espalhou no 15° século. Em 1479 ele foi colocado no calendário Romano com sua festa a ser celebrada em 19 de março. São Francisco de Assis e Santa Teresa D´Avila ajudaram a espalhar a devoção, e em 1870 José foi declarado patrono universal da Igreja pelo Papa Pio IX. Em 1889 Papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o Papa Benedito XV o declarou patrono da justiça social. O Papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de “São José, o trabalhador” em primeiro de maio. Ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros e na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um homem velho com um lírio, e algumas vezes com Jesus ensinando a Ele o ofício de carpinteiro e como pai o protegeu dos terrores mundanos.

{bimg:29771:alt=interna1:bimg}
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento