Famesp oferece aulas de yoga aos servidores da Unesp

Desde o mês de setembro de 2012, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) tem oferecido, gratuitamente, a todos os servidores do campus da Unesp de Rubião Junior, aulas de yoga. As atividades acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 11h45 ? s 12h45 e das 13 horas ? s 14 horas, na Casa do Servidor, e são ministradas pela educadora física Rejane Patrícia Ribeiro de Moraes Oyama.

Atualmente, existe uma única turma, formada por treze mulheres que acompanham as aulas. O Hatha-Yoga, modalidade ensinada no câmpus, tem como objetivo o aprimoramento e o domínio do corpo. Sua prática é semelhante ? ginástica, pois nela pratica-se posturas físicas que alongam, flexibilizam, tonificam e fortalecem os músculos, tecidos, órgãos, ossos, glândulas, etc. Além disso, são feitos exercícios respiratórios, relaxamento, concentração e meditação.

“Queremos que o número de interessados aumente. Se houver necessidade formaremos novas turmas”, disse a professora, lembrando que os alunos têm comparecido ? s aulas com frequência, o que colabora para uma melhoria da qualidade de vida. “Há um ganho significativo no controle respiratório, diminuição da ansiedade e os efeitos devastadores da rotina são minimizados”, esclareceu.

Os interessados em participar das aulas poderão entrar em contato com a secretaria do FUSS – Fundo Social dos Servidores – pelo telefone 3815-3296 ou com a professora Rejane no telefone (14) 9828-16-44.

{n}Histórico{/n}

O projeto que oferece aulas de yoga aos servidores do câmpus da Unesp de Rubião Junior existe desde o ano de 2006. O yoga é uma filosofia indiana que surgiu há cinco mil anos e significa unir, integrar. Seus princípios são buscar o equilíbrio do corpo e das emoções através da mente.

O respeito com a natureza, a não violência, o desapego, o controle dos sentidos e dos impulsos também fazem parte desta filosofia. A sua prática leva a um estado completo de harmonia, por meio do autoconhecimento e serenidade, favorecendo assim um equilíbrio no estado emocional e também físico. A principal função do yoga é transmitir a sensação de descanso para a mente, tranquilidade e relaxamento do corpo e da musculatura, que estará renovada após o término do processo.

Fonte: Vinicius dos Santos
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB