Faculdade participa de Congresso Mundial de AVC

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio da disciplina de Neurologia Clínica do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, participou do IX Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – World Stroke Congress -, em Instambul, na Turquia. Seis pesquisas produzidas na faculdade foram apresentadas entre os dias 22 e 25 de outubro no evento. “Isso é fruto de um trabalho multidisciplinar que temos na disciplina de neurologia e já temos tido produções científicas em torno do assunto (AVC)”, destaca o neurologista Rodrigo Bazan, professor da FMB e um dos participantes do Congresso.

O evento, que é a maior reunião de especialistas na área, tem por objetivo reforçar o trabalho de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em todas as partes do mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada seis segundos uma pessoa morre em função do AVC no mundo. Atualmente, a doença é considerada a principal causa de morte no Brasil e a segunda causa de morte no mundo. 

Além da apresentação de trabalhos, o congresso também contou com fóruns de discussão sobre o AVC. Temas como o enfoque da doença na América Latina, a influência de agendas para aumento de recursos nos serviços e pesquisa em AVC e planejamento de futuros estudos sobre o problema foram debatidos pelos especialistas.

Para Bazan, a participação da FMB em congressos internacionais, como o Congresso Mundial de AVC, mostra o trabalho conjunto que é desenvolvido atualmente pela própria faculdade, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB) e poder público (Prefeitura e SAMU). “É uma alegria poder discutir com especialistas do mundo todo e mostrar o que temos produzido por aqui (FMB e HCFMB)”, finaliza.

O IX Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) também contou com a participação de outros profissionais da saúde vinculados à Unesp e ao HCFMB. Estiveram presentes João Carlos Hueb e Silméia Garcia Zanati Bazan, do Departamento de Clínica Médica da FMB, Marco Antônio Zanini, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, além do médico residente da Neurocirurgia Roberto Vital e Gustavo Luvizutto, do Setor de Reabilitação do HCFMB.