Faculdade de Agronomia recebe seus novos alunos

A Faculdade de Ciências Agronômicas recebeu, na manhã do dia 27 de fevereiro, os calouros dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Os novos alunos foram recepcionados com um café da manhã no hall do Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado.

Através de uma mensagem gravada, o professor Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria, apresentou a Unesp e deu as boas vindas aos calouros. “Nossa universidade, além de pública, de excelente qualidade e gratuita, tem características diferentes. Ela se encontra distribuída em todo o Estado de São Paulo. Estamos em 23 municípios, com 33 faculdades e temos quase 48 mil alunos, 35 mil na graduação e 13 mil na pós-graduação”, informou o professor Durigan, lembrando que a Unesp é a 6ª universidade iberoamericana e está entre as 200 melhores nos principais rankings mundiais.

O vice-diretor da FCA, José Matheus Yalente Perosa, ressaltou os esforços da atual diretoria em formar não apenas técnicos, mas pessoas preparadas para atuar na sociedade de forma comunitária e solidária, visando o desenvolvimento do país. O professor Edson Luis Furtado, presidente da Comissão de Recepção aos Ingressantes da FCA, orientou os primeiroanistas sobre a programação de recepção, que este ano contou com uma atenção especial aos pais, oferecendo ? eles uma visita monitorada ? s instalações da Faculdade e ? área histórica da Fazenda Lageado.

O professor Hélio Grassi Filho, coordenador do curso de Agronomia, explicou aos calouros que um bom desempenho nas disciplinas básicas será fundamental na escolha das disciplinas optativas do segundo ano e ressaltou a importância do aprimoramento do estudo de línguas durante a vida acadêmica.

O professor Cláudio Ângelo Sansígolo, coordenador do curso de Engenharia Florestal, abordou a crescente demanda por serviços florestais e o mercado para o engenheiro florestal. “Somos o único curso de engenharia florestal da Unesp e oferecemos 40 vagas. A área de engenharia florestal foi criada no início da década de 1960, então são apenas 50 anos no Brasil. É uma área que cresce bastante e não apresenta tanta concorrência como os demais cursos, portanto, aproveitem e estudem para se destacar”.

O acadêmico Douglas Pedroso, representante do Diretório Acadêmico da FCA, saudou os novos alunos e colocou o Diretório ? disposição para orientá-los. A mensagem do diretor da FCA, professor Edivaldo Domingues Velini ressaltou o potencial das áreas de Agronomia e Engenharia Florestal. A produção de alimentos, assim como de fibras e de energia, vai ter que dobrar até 2050 e isso terá que ser feito de forma sustentável. O Brasil terá um papel muito relevante nesse processo. Bons agrônomos e engenheiros florestais terão um papel importante no desenvolvimento do país.

O professor Velini também falou sobre a estrutura da FCA, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, os programas de intercâmbio e a proibição ao trote dentro da universidade.

Na sequência, o professor Saulo Guerra falou sobre os critérios de seleção para os programas de intercâmbio e a importância da participação dos alunos nessas atividades. “É um ganho inegável de conhecimento profissional e pessoal”.

A aluna da FCA Natália Ceragioli falou sobre suas experiências internacionais em Cuba, nos Estados Unidos e na Itália. O estudante norte-americano Alexander Hannah, intercambista realizando estágio de final de curso também deu seu testemunho sobre a experiência de viver e estudar no exterior. “No Brasil tive a oportunidade de estudar sobre álcool de cana e bioenergia. É a terceira vez que venho para cá. Estudar em outro país é uma grande oportunidade”.

Também forma apresentadas as atividades do Laboratório de Línguas da FCA, que oferece aos alunos cursos de inglês, francês e espanhol. A programação da primeira manhã foi finalizada com palestras sobre os riscos do fumo e da bebida e os problemas com bulling e trote.

Enquanto os alunos assistiram a programação no Auditório, os pais visitaram as dependências da FCA, com destaque para o Museu do Café, acompanhados por membros da Comissão de Recepção e do Diretório Acadêmico.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf