Defesa Civil interdita rua com erosão no Jardim Eldorado

Fotos: Valéria Cuter

Em razão do agravamento da erosão que se formou na Rua Brasílio Panhozi, região do Jardim Eldorado, o coordenador de Defesa Civil do Município, Domingos Chavari Neto, optou por interditar a rua até que o problema seja sanado. A interdição foi feita na manhã desta quarta-feira (13), com a presença da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran).

A erosão se formou depois que a empresa Digna Construções Ltda. venceu processo licitatório para executar as obras de construção de 721 metros de galerias pluviais na Avenida Deputado Dante Delmanto, com a finalidade de facilitar o escoamento das águas das chuvas, que provocavam alagamentos em trechos da via. Entretanto, as obras na avenida acabaram afetando a Rua Brasílio Panhozi.

“Infelizmente, a empresa que foi a responsável pela formação dessa grande erosão faliu e o problema acabou ficando para a Prefeitura de Botucatu resolver e arcar com o ônus dessa obra. O problema já está na Comissão Permanente de Licitações (Copel) para que outra empresa seja contratada para resolver o problema”, colocou Chavari.

A erosão que atinge, aproximadamente, 60 metros de comprimento, 20 metros de largura, por 10 metros de altura já atingiu a calçada e o asfalto da rua que estão cedendo. “A situação se complica a cada chuva que cai. Não bastasse isso, a trepidação dos carros de passeio e veículos pesados como caminhões e ônibus que passam pela via aumentam ainda mais os riscos de a erosão aumentar e consumir a capa asfáltica”, alerta Chavari. “Isso sem falar que uma pessoa pode cair nesse buraco e sofrer um acidente”, emendou.

Ele explica que a força das águas foi, gradativamente, solapando o terreno por baixo e contribuiu para a destruição de parte do aterro. “Em menos de três meses a erosão teve um aumento significativo e é necessário que medidas urgentes sejam tomadas. É do interesse da Prefeitura agilizar esse processo e por isso o caso já está na Copel”, frisou Chavari. “Nos próximos dias poderemos ter novidades”, finalizou.