César Martins assume chefia da Morfologia do IB de Botucatu

Os professores César Martins e Maeli Dal Pai assumiram nesta quinta-feira (21), a chefia e vice-chefia do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB) para o biênio 2013/2015. Ambos sucedem Sérgio Felisbino e Irani Quagio-Grassiotto na administração de uma das seções que concentra o maior número de docentes e servidores da unidade.

Presidida pela diretora do IBB, Maria Dalva Cesário, a transmissão de cargo foi acompanhada por professores, alunos dos programas de Pós-Graduação e servidores técnico-administrativos. O departamento de Morfologia concentra dezoito docentes e sete funcionários para o suporte em suas atividades. Abriga três laboratórios didáticos (nas áreas de biologia celular, embriologia e histologia) e onze espaços voltados para pesquisas.

Martins, que já exerceu cargos administrativos no departamento (sendo vice-chefe entre 2007 e 2009 e assumindo a chefia de 2009 a 2011), ressalta que este é um novo momento para o setor, que se mostra em plena consolidação de sua missão e crescimento institucional. “Nosso departamento tem amadurecido devido ? participação de todos que o compõem.
Pretendemos agora, pelos próximos dois anos, ter uma gestão aberta ao diálogo para a resolução dos problemas e o avanço do setor”, frisou.

A responsabilidade conjunta na administração do departamento foi realçada pela diretora do Instituto de Biociências de Botucatu, Maria Dalva Cesário. Para ela, é imprescindível o compromisso de cada pessoa vinculada ao setor para o crescimento na graduação e no desenvolvimento de pesquisas e parcerias. “É um departamento que tenho orgulho de fazer parte e que se destaca por suas atividades no ensino e pesquisa. Todos têm um grande empenho em construir e ajudar a desenvolver mais o setor”, disse.

Cessante ao cargo, prof. Sérgio Felisbino frisou conquistas para o departamento nos últimos dois anos como a abertura para a contratação de novos professores e servidores técnico-administrativos. “Este é um local dinâmico e de grande estrutura em que me senti orgulhoso por ter exercido sua chefia”, em mensagem dirigida aos presentes ? solenidade.

{n}Sobre os novos chefes {/n}

César Martins possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina; mestrado e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Biociências de Botucatu e atualmente exerce a função de Diretor Presidente da FUNDIBIO- fundação ligada ao IBB. O professor tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular e Genética, com ênfase em Evolução Molecular.

A nova vice-chefe, Maeli Dal Pai, tem sua carreira acadêmica vinculada ? Unesp, obtendo graduação em Ciências Biológicas, mestrado em anatomia e doutorado em patologia pela universidade. Atua também na pós-graduação de Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências de Botucatu; e da especialização em aquicultura pela Unesp de Jaboticabal. Sua especialização envolve histologia (estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas) e Biologia Celular, tendo como foco de pesquisas biologia e plasticidade do músculo estriado.

Fonte: Flávio Fogueral
Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB Unesp