CASA promoveu Festival de Música 2012 em Botucatu

Moda de viola, rap, samba, música popular brasileira e outros gêneros. O Festival de Música 2012 da Fundação CASA promoveu nesta terça-feira (17 de abril), a partir das 14 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, em Botucatu, mais uma série de apresentações de cem adolescentes internados na Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Botucatu e centros socioeducativos de cidades da região. Ao todo, foram apresentadas 52 composições, feitas e cantadas por cerca de 300 adolescentes de 50 centros de atendimento socioeducativo, durante as quatro eliminatórias regionais.

Constam desta etapa em Botucatu 14 músicas compostas e executadas por pelos jovens internados nos CASAs Botucatu; Araçá e Araçatuba, de Araçatuba; Irapuru II, de Irapuru; Marília; São José do Rio Preto; Rio Dourado e Vitória Régia, de Lins; Cerqueira César I e II, de Cerqueira César; Esperança, de Itapetininga; e Rio Novo e Três Rios, de Iaras. Os centros socioeducativos pertencem, respectivamente, ? s divisões regionais Oeste (DRO) e Sudoeste (DRS).

Em cada etapa regional, serão selecionadas de três a quatro músicas para a apresentação final em São Paulo, em 8 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã. A primeira eliminatória acontece nesta segunda-feira (16), em Atibaia, e reúne centros socioeducativos das divisões regionais Metropolitana (DRM-I), Metropolitana Campinas (DRMC) e Vale do Paraíba (DRVP).

As outras duas séries de apresentações também ocorrerão ainda neste mês de abril, nas cidades de Sertãozinho (19) e São Paulo (24), quando se reunião os inscritos das outras seis divisões regionais da Fundação CASA: Norte, Metropolitana Leste 1 (DRM-II), Metropolitana Leste 2 (DRM-III), Metropolitana Oeste (DRM-IV), Metropolitana Norte (DRM-V) e Litoral.

O Festival de Música 2012 está em sua segunda edição e é realizado com todos os parceiros da Fundação CASA nas oficinas de música e de instrumentos. São eles: o Projeto Guri; o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); o Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap); a Ação Educativa; e o Grupo de Amparo ao
Doente de Aids (Gada).

Em 2011, a canção vencedora foi Rancho da Colombina, interpretada e composta por nove adolescentes do CASA Chiquinha Gonzaga, centro socioeducativo feminino localizado na capital paulista.

Fotos: Valéria Cuter