Câmara de São Paulo homenageia Willian Saad Hossne

Willian Saad Hossne, professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com a Medalha Anchieta- maior condecoração da capital paulista- e com o Diploma de Gratidão daquele município. A entrega está marcada para o dia 9 de agosto, a partir das 19 horas, no Auditório Prestes Maia, na sede do Legislativo paulistano.

A iniciativa da honraria foi dos vereadores Gilberto Natalini e Domingos Dissei. A honraria já foi concedida a personalidades cuja atuação foram destaque na vida pública da capital como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o arquiteto Ruy Ohtake; além de esportistas e cidadãos naturais de São Paulo.

Referência nacional em bioética, prof. Willian Saad Hossne foi graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, em 1951. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu entre 1984 e 1988. Especializado em cirurgia gastroenterologia, é coordenador do Curso de Pós Graduação Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo.

Hossne foi o responsável pelo conhecimento da bioética no país ao lançar, em 1987, o livro “Experimentação com Seres Humanos”. Já em 1992 fundou a Sociedade Brasileira de Bioética e coordenou a comissão que elaborou as Resoluções sobre Ética na Pesquisa. Foi Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep- de 1996 a 2007. O professor ainda é Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, entre outras titulações.

Fonte: Flávio Fogueral/Jornal da FMB