Botucatuenses estarão na Parada Gay em São Paulo

Está previsto que, pelo menos 50 moradores de Botucatu estarão viajando para São Paulo (carros e ônibus fretado) na madrugada deste domingo para participar da Parada do Orgulho LGBT, popularmente conhecida como Parada Gay, com concentração na Avenida Paulista. O desfile tem início na frente do Museu de Artes de São Paulo (Masp) e se encerra na Praça Roosevelt, num trajeto de aproximadamente 3,5 km. Neste ano, o tema da Parada Gay é “Para o armário, nunca mais! União e conscientização na luta contra a homofobia”.

A grande maioria da comitiva botucatuense será formada pelas mesmas pessoas que no domingo passado (26) estiveram na 2ª Marcha da Luta Contra Homofobia onde os manifestantes vestindo camisas alusivas ao movimento se concentraram em frente ao Espaço Cultural “Francisco Gabriel Marão” e percorreram a Avenida Dom Lúcio até a Praça do Largo da Catedral.

Patrícia Medeiros, uma das organizadoras do movimento em Botucatu enfatizou que o Grupo LGBT busca igualdade de direitos, fim da discriminação, cidadania plena, reconhecimento e respeito. “É isso que reivindicamos de maneira pacífica. Somos milhões de brasileiras e brasileiras, ainda excluídas da democracia e sem seus direitos garantidos pelas leis do país. Lutamos pela liberdade”, disse.

Lembra que no Brasil existem milhões de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todas as profissões, credos, raças, sotaques, gostos e culturas, que sofrem preconceito. “Não usufruímos nossos direitos pelo simples fato de termos orientações sexuais ou identidades de gênero diferentes da norma sexual dominante e esse conceito precisa mudar. É por isso que estamos lutando”, finaliza.

Os botucatuenses estarão na festa que contará com 17 trios elétricos, com destaque para a apresentação da cantora Daniela Mercury, que tornou-se símbolo da luta pelos direitos da comunidade LGBT depois de assumir, em abril deste ano, um relacionamento amoroso com outra mulher. Ela estará no terceiro trio. Já Mariene de Castro irá se apresentar no show de encerramento do evento, ? s 19 horas, ao lado da cantora Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil). Um palco estará montado na Avenida Ipiranga para receber as artistas.

A Parada Gay de São Paulo é considerada a maior do gênero no mundo, segundo publicação no Guiness Book. Em 2012, o desfile reuniu mais de 3 milhões de pessoas e 20 trios elétricos de instituições e empresas que apóiam o movimento LGBT. A expectativa deste ano é alcançar a marca dos 4 milhões de participantes.