Botucatu conquista Prêmio Mário Covas de gestão

Na noite desta quinta-feira (10) o Palácio do Governo do Estado de São Paulo foi sede da entrega da 8ª edição do Prêmio Mário Covas que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e do prefeito municipal de Botucatu João Cury Neto. Pela primeira vez a categoria Gestão Municipal foi inserida no prêmio e a Cidade de Botucatu saiu-se vencedora.

Dentre os 290 municípios com projetos inscritos, o apresentado por Botucatu, que trata do levantamento detalhado da Zona Rural do Município – trabalho desenvolvido de forma transversal e a custo zero pelas secretarias municipais de Planejamento, Agricultura, Segurança e Educação, pelo Conselho de Desenvolvimento Rural e CAT – foi escolhido como o melhor na premiação que destaca Investimento e Eficiência da gestão pública.

Usando tecnologia de ponta, com avançados recursos de informática e geoprocessamento, guardas municipais, funcionários das Secretarias de Planejamento e Agricultura municipal e também do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) do Estado de São Paulo, colocarão em prática, em breve, o projeto, que contará com um site online 24 horas, onde qualquer cidadão poderá consultar as rotas de estradas rurais do município, inclusive com imagens dos locais que foram feitas pelas câmeras de vídeo existente nas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM).

O prefeito de Botucatu, João Cury, ficou emocionado com a vitória do projeto botucatuense. “Esse projeto é maravilhoso. Ele leva serviços públicos de qualidade aos moradores da área rural. Leva cidadania para essas pessoas e o que me deixa mais emocionado é que demonstra a qualidade do funcionalismo público de Botucatu, pois o projeto foi desenvolvido por funcionários de carreira da Prefeitura, do planejamento e da Segurança”, comemorou o prefeito, que foi ? premiação acompanhado de uma caravana de mais de 10 pessoas de Botucatu.

Através de um amplo mapeamento foram identificadas todas as estradas, propriedades rurais, pontes e pontos críticos, visando melhorar a logística do escoamento da produção e a circulação de pessoas. O estudo também promove ação preventiva de reparos e reforma, facilita a localização das ocorrências, já que as propriedades rurais são georeferenciadas.

“Esse projeto é um dos muitos feitos por esta gestão, onde a transversalização de secretárias municipais distintas e órgãos estaduais fizeram a diferença”, disse o secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos. “Este projeto irá levar o Poder Público com agilidade ao morador do bairro rural, aumentando assim a sua qualidade”, acrescentou o secretário.

{n}Sobre o prêmio{/n}

Para responder ? s crescentes demandas de seus cidadãos, o Governo do Estado de São Paulo tem como desafio fornecer serviços públicos de alta qualidade e mais acessíveis, modernizar suas instituições e suas organizações e responder mais adequadamente ? s demandas da sociedade por maior participação nas decisões governamentais.

Apesar de o governo estadual desempenhar um papel central no equacionamento desses desafios, hoje, reconhecidamente, a sociedade civil e o setor privado também exercem um importante papel na administração dessas questões. Mais do que isso, acreditamos que a cooperação entre os atores dessas três esferas é o caminho mais adequado e mais rápido para a modernização e a racionalização da administração pública. Nesse sentido, com vistas a se adequar a essa nova realidade, o Prêmio Mário Covas evoluiu, ampliando-se e transformando-se.

Ampliou-se na medida em que passou a oferecer três novas categorias especialmente desenvolvidas e inclusas nessa 8ª edição profissionais e colaboradores da sociedade civil e servidores e empregados públicos municipais. Nesse sentido o prêmio tornou-se mais democrático, pois agora ele premia iniciativas inovadoras e de excelência enviadas por cidadãos que não mais se veem como consumidores passivos de serviços públicos, mas sim como parte da solução a esses desafios.

Dentre as novas categorias, a categoria Cidadania em Rede destacou ações realizadas por usuários de centros gratuitos de inclusão digital no Estado de São Paulo. A categoria Governo Aberto valorizou iniciativas de cidadãos que utilizam base de dados governamentais para melhorar o acesso aos serviços públicos e tornar efetivo o exercício da cidadania.

Além de incentivar projetos de cidadãos paulistas, o prêmio também abriu espaço, pela primeira vez, para trabalhos realizados por servidores e empregados públicos municipais do Estado de São Paulo na categoria Inovação em Gestão Municipal. Além dessas novidades, a consagrada categoria Inovação em Gestão Estadual continuou premiando as iniciativas desenvolvidas por servidores e empregados públicos estaduais.