Botucatu abrirá novas vagas para cursos de qualificação

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, abrirá inscrições para uma nova série de cursos de qualificação profissionais gratuitos que terão início no segundo semestre deste ano. As inscrições serão efetuadas no Central de Cadastro Único de Botucatu, localizada na Rua Cardoso de Almeida, 919 – Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3814-0896.

Eles são viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contam com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac). Durante a realização dos cursos, os alunos ainda recebem ajuda de custo (vale transporte e lanche).

A partir de maio há matrículas para os seguintes cursos: “Manicure e pedicure”; “Costureiro para indústria do vestuário”; “Auxiliar administrativo”; “Desenhista mecânico”; “Aplicador de revestimento cerâmico”; “Eletricista instalador predial de baixa tensão”; “Pedreiro de alvenaria”; e “Pintor de imóveis”. Em junho as inscrições começam para os cursos de “Operador de supermercados” e “Auxiliar administrativo”. Todos totalizam 227 vagas a disposição.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Assistência contabiliza 218 inscritos em outros oito cursos de qualificação que estão em execução até maio, tais como “Operador de microcomputador”, “Operador de caixa”, “Auxiliar de Recursos Humanos”, entre outros. Serão disponibilizados ao longo de 2013, pelo Governo Federal, mais de 700 vagas para o Município.

{n}Condições{/n}

Os cursos do Pronatec são destinados prioritariamente ? s pessoas inseridas em grupos de vulnerabilidade social ou exclusão social. São eles: beneficiários dos programas de transferência de renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em processo de inscrição, com renda de até três salários mínimos; Pessoas com Ensino Fundamental Incompleto ao Ensino Médio; jovens a partir de 16 anos e adultos.

“Os cursos do Pronatec são cursos rápidos, que podem ajudar aqueles que buscam sua inserção no mercado de trabalho, melhora da renda familiar, autonomia e desenvolvimento pessoal. Mas prometemos não ficar apenas com estes cursos. Com outras parcerias e recursos próprios, queremos promover muitos outros cursos em 2013”, afirma Amélia Maria Sibar, secretária municipal de Assistência Social.

Fotos: Divulgação