Base Integrada de Segurança é inaugurada no Paratodos

Fotos: Valéria Cuter

“Nós conseguimos por dois anos consecutivos ser a melhor cidade do Estado de São Paulo em relação ? Segurança Pública e se tornando uma cidade modelo. Somos bi-campeões e estamos caminhando para o tri”, foi esse um dos trechos do discurso do prefeito João Cury Neto, na solenidade de inauguração de uma Base Integrada de Segurança no ponto de ônibus da Praça Coronel Moura, o Paratodos. A estrutura será utilizada em parceria pela Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Polícia Militar (PM).

A estrutura montada contará com sala de atendimento, cozinha equipada e sanitário. “O investimento do poder público foi na ordem de R$ 60 mil, dinheiro muito bem aplicado, pois atende, diretamente, a comunidade que tem a Segurança Pública como uma de suas principais prioridades”, enfocou João Cury, lembrando que o espaço também será compartilhado pela Secretaria Municipal de Transporte (SEMUTRAN) e o atendimento ao público será feito das 8 ? s 18 horas. Porém, viaturas estarão circulando na região o tempo todo.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e o secretário Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos revela que o local é um ponto estratégico da Cidade. “Aqui além de atuar na prevenção de ações criminosas, também servirá como um ponto para orientação ? comunidade e divulgação de ações de segurança e cidadania. Os policiais que atuarão na base terão condições de oferecer apoio ? s forças de segurança, sobretudo ? s patrulhas que trabalham no comércio a pé ou de bicicleta”, ressaltou Adjair de Campos.

Além disso, prossegue o secretário, o cidadão poderá receber informações e orientações sobre serviços. “Então, esse não é um espaço exclusivo da Guarda Municipal, mas sim mais uma ferramenta para ser usada por todas as instituições que trabalham com Segurança Pública em prol da população botucatuense”, adicionou Campos.

Delegado seccional de polícia, delegado Antônio Soares da Costa Neto, salientou que a união de forças entre as instituições que fazem segurança pública tem dado resultados expressivos, inibindo a criminalidade. “Não estamos dizendo que em Botucatu não existem crimes. Eles existem, mas em menor número do que em outras cidades paulistas. O importante é que a população seja favorecida com essa união de forças”, disse o seccional.

O Comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, capitão Aleksander Lacerda, enfocou que esse investimento reforça a integração que hoje existe entre a Guarda Civil Municipal e as polícias civil e militar. “A união de forças contribuiu para fazer de Botucatu, por dois anos consecutivos, a cidade mais segura do Estado de São Paulo, acima de 100 mil habitantes e vamos continuar trabalhando juntos. O mais importante não é chegar ao primeiro lugar, mas sim manter o primeiro lugar”, disse.

Também discursaram no evento o vice-prefeito, Antônio Luiz Caldas Júnior que lembrou que a Cidade além de estar sendo considerada em referência em Segurança, também se coloca como referência em Saúde. Representando a Câmara Municipal, o vereador Reinado Mendonça Moreira, o Reinaldinho, enalteceu o trabalho que vem sendo feito na área de Segurança Pública, tecendo elogios ao prefeito em razão dos investimentos aplicados na Guarda Civil Municipal (GCM), com aumento de efetivo, cursos especializados, armas e viaturas.