Apicultores de Botucatu já contam com a Casa do Mel

Com a presença de várias pessoas interessadas e autoridades municipais, a Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento, vinculada ? Secretaria de Desenvolvimento inaugurou, oficialmente, na manhã deste sábado (17), a Casa do Mel, da Associação dos Apicultores de Botucatu, que beneficiará a produção local. A entidade irá funcionar na Rua Silvestre Bártoli, número 1.113, no Jardim Panorama, região norte da Cidade.

O subsecretário da Agricultura e Abastecimento, Márcio Santos revela que todo processo de produção do mel da região de Botucatu poderá se concentrar em um só local, facilitando a vida do apicultores e os consumidores terão um mel de qualidade comprovada a preços mais acessíveis. “Agora os apicultores poderão contar com equipamentos de alta tecnologia para fazer todo o processamento e embalagem do produto”, frisou Campos.

Paralelo ? inauguração da Casa do Mel, foi lançado o Serviço de Inspeção Municipal de Botucatu (SIM). A entidade foi criada por intermédio do Projeto de Lei nº 090, de 17 de outubro de 2011, elaborado pelo Poder Executivo.

A prévia fiscalização da produção e qualidade dos apicultores será realizada por um veterinário da Subsecretaria de Agricultura, que sob o ponto de vista industrial e sanitário, “pré” e “pós” abate dos animais, compreenderá todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no Município. São sujeitos a fiscalização prevista nesta lei: os animais destinados ao abate, seus produtos e subprodutos e matérias primas; o leite; o pescado; o ovo; o mel, cera de abelha e seus derivados.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, o SIM deverá coibir o abate clandestino de animais, assim como a produção, processamento, trânsito e estocagem de produtos e subprodutos de origem animal ilegais, tendo acesso livre a todos os estabelecimentos da Cidade.

“O objetivo principal do Serviço de Inspeção é estabelecer normas técnicas de produção e processamento dos produtos de origem animal e para as atividades de fiscalização, controle e inspeção higiênico-sanitária destes produtos”, explica Márcio Campos.

Outras informações sobre o SIM podem ser obtidas na Subsecretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Miguel Cioffi, nº 325, Vila dos Médicos. Os contatos podem ser estabelecidos pelos telefones 3882-9959 / 3882-6313, ou e-mail: agricultura@botucatu.sp.gov.br.