Técnico de Botucatu é campeão em Mato Grosso

A seleção do Mato Grosso de basquetebol, que é comandada pelo técnico botucatuense Marcos Chaves, o Marcão, conquistou neste final de semana o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub–17 Feminino – 2° Divisão, disputado no ginásio Olímpico José Carlos Pasa, em Sinop (MT). Na partida final, as mato-grossenses superaram as meninas do Rio Grande do Sul por 59 a 57 (28 a 27 no primeiro tempo), com 23 pontos da cestinha Alana Silva. O destaque da equipe gaúcha foi Gabriela Soares, com 19 pontos.

Na disputa do terceiro lugar, o Maranhão ganhou de Alagoas por 67 a 63 (33 a 27). As principais pontuadoras foram a alagoana Kallyne Omena e a maranhense Tamara Antônio, com 23 e 20 pontos, respectivamente. As seleções do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Maranhão garantiram a vaga na Primeira Divisão, em 2014.

Para o técnico do Mato Grosso, Marcos Chaves, a vitória foi resultado de um trabalho duro, com muita dedicação e disciplina. “Um conjunto de fatores garantiu a nossa conquista. Sabíamos que seria um jogo mais duro, principalmente porque as duas equipes já se conheciam, mas conseguimos a vitória novamente e o título. Agora é se dedicar ainda mais nos treinos e focar a Primeira Divisão, na qual enfrentaremos times mais fortes”, declarou Chaves.

O Campeonato Brasileiro Sub–17 Feminino – 2ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Sinop e da Federação Matogrossense de Basquetebol.

De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes jogaram entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificaram para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidiram o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.