GCM ministra palestra em Jornada Científica

Guardas municipais Carlos e Camargo do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) estiveram ministrando palestra na  Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec), onde acontece a 3ª Jornada Científica e Tecnológica. Os guardas puderam mostrar sobre o trabalho de patrulhamento ambiental exercido pela GCM e, principalmente, detalhar toda tecnologia e metodologia empregada no Programa de Acessibilidade Rural desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Guarda Civil Municipal (GCM), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Secretaria Municipal de Governo.
 
O Programa de Acessibilidade Rural fez com que Botucatu fosse a vencedora na categoria “Inovação em Gestão Municipal”, do 8º Prêmio Mário Covas, em maio de 2012. Baseados na tecnologia de localização dos aparelhos GPS de navegação veicular, foi criado pelo engenheiro agrônomo Ricardo Henrique Casini Chiarelli, da Unidade Técnica de Engenharia, da Cati Regional Botucatu, porém só foi possível com parcerias algumas secretaria da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Guarda Civil Municipal.

O sistema que permite a localização facilitada das propriedades rurais, norteando as viaturas nas ocorrências de emergência na zona rural, melhorando assim a eficiência neste tipo de atendimento. O sistema permite que os condutores das viaturas equipadas com o GPS, tenham a mesma facilidade para encontrar uma propriedade na zona rural do município, assim como teriam para encontrar uma determinada residência na zona urbana.