Futebol feminino é ouro nos Jogos Abertos de Mogi

Nesta terça-feira (15), as meninas do futebol feminino de Botucatu, orientadas pelo professor Renato Moral, conseguiram um resultado altamente expressivo nos 75º Jogos Abertos do Interior, disputados na cidade de Mogi das Cruzes e ficaram com a medalha de ouro ao vencer Cotia na partida final por 4 a 3. O jogo foi disputado no Centro Esportivo do Socorro.

Debaixo de chuva intensa as representantes das duas cidades finalistas fizeram uma partida equilibrada, marcada por muitas faltas, chutes de longa distância e bolas alçadas na área. Os torcedores que acompanhavam a decisão incentivavam as atletas a superarem as dificuldades do gramado encharcado, mas o primeiro tempo terminou em 0 a 0.

No segundo tempo, a atacante Lorraine sofreu pênalti, após ser derrubada dentro da área pela goleira Maike, de Botucatu. A jogadora de Cotia se machucou e precisou ser substituída. Na cobrança, Aline Lum, chutou no meio do gol, abrindo o placar. Minutos depois, em confusão dentro da área, depois de batida de escanteio, Nina empatou para Botucatu.

O jogo terminou em 1 a 1 no tempo normal e foi para a prorrogação onde persistiu o empate. Nas cobranças de pênaltis, brilhou a estrela da goleira de Botucatu. Maike defendeu um pênalti e converteu a sua cobrança. Coube ? ponta Tiemi definir o título por 4 a 3 para Botucatu.

“Depois de dois vice-campeonatos pelos Jogos Abertos pela cidade de Botucatu, enfim conseguimos a medalha de ouro”, comemorou a capitã Aline Ninja que recebeu o troféu de campeã. “Nossa equipe mostrou muita garra e dedicação, principalmente nos momentos difíceis da partida, pois o gramado estava muito ruim. Agora é só comemorar e nos preparar para a temporada do ano que vem”, emendou.

O secretário de Esportes, Marcelo Marcolin, fez sua análise da partida. “As duas equipes se equivaleram em campo e encontraram muita dificuldade para tocar a bola em razão das condições do gramado. Felizmente, levamos a melhor na cobrança de penalidades e trouxemos a medalha de ouro para Botucatu”, disse. ”É importante destacar que esta é uma equipe com apenas dois anos de existência e já garantiu importantes vitórias. Espero que nos próximos anos essas meninas possam trazer mais títulos para nossa Cidade”, complementou.

O futebol feminino de Botucatu teve uma excelente campanha na competição. Na primeira fase venceu Ilha Solteira por 11 a 0, Taboão da Serra por 2 a 1 e Catanduva pelo placar de 2 a 0.
Na semifinal, as meninas botucatuenses eliminaram o time de São Manuel. No tempo normal a partida terminou empatada em 2 a 2. Nos pênaltis Botucatu levou a melhor vencendo por 7 a 6. “Este foi um dos jogos mais especiais e emocionantes dos Abertos. A nossa goleira Maike defendeu o último pênalti da atacante Grazi de São Manuel que também joga na seleção brasileira e em seguida a goleira converteu a última cobrança, trazendo a vitória para Botucatu”, conta o técnico Renato Moral.

{n}Terceiro Lugar{/n}

Na disputa pelos terceiro e quarto lugares, os times de Franca e São Manuel empataram em 0 a 0 no tempo normal e o placar persistiu na prorrogação, levando a disputa para os pênaltis. Por 3 a 2 a equipe sãomanuelense, treinada pelo professor Edson Castro (que já foi técnico de Botucatu), ficou com a medalha de bronze.

{n}Mais medalhas nos Jogos{/n}

Botucatu também conquistou nos Jogos Abertos mais duas medalhas no judô, uma de prata no individual, categoria meio médio, com o atleta Marcelo Camargo, e outra de bronze pela equipe masculina.
O voleibol masculino sub-21 terminou a competição na quinta posição e o futsal feminino foi desclassificado na última terça-feira (15), após perder de 2 a 0 para Jaú. Na primeira rodada da modalidade Botucatu empatou em 1 a 1 com Águas de Lindóia e venceu por 3 a 0 Guaratinguetá.

{n}Chances de medalhas{/n}

Botucatu até esta quarta-feira (16) ocupava a 20ª posição nos Jogos Abertos somando 16 pontos. O Município segue na competição com as partidas de damas e com chances de medalhas no xadrez masculino e feminino e no atletismo, com atleta Silmara Izidoro que disputará a prova de 1.500 metros nesta quinta-feira (17), ? s 14h45.
De acordo com o secretário de Esportes, o objetivo é terminar a competição com 30 pontos. “Se conquistarmos no xadrez nas categorias masculino e feminino conseguimos nosso objetivo e encerrar a competição entre as quarenta melhores cidades”, finalizou.