Teatro Municipal vai receber a peça “Panos e Lendas”

Adultos e crianças de Botucatu terão a oportunidade de conhecer ou relembrar as lendas e cantigas de rodas, que fazem parte do rico acervo da cultura popular brasileira. A Cia. “Pic & Nic” da Cooperativa Paulista de Teatro apresenta o espetáculo “Panos e Lendas”, no sábado (19), ? s 20h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, instalado na Praça Coronel Moura, 27 (Paratodos) – Centro – Botucatu/SP

A apresentação integra o programa “Mosaico na Estrada”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). O evento conta ainda com apoio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), da Prefeitura de Botucatu e da Companhia de Teatro Chafariz.

O ingresso para o espetáculo pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) no próprio Teatro Municipal. Tudo o que for arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu.

{n}O espetáculo{/n}

Panos e Lendas narra a criação do mundo e fala do homem, de suas raízes e emoções, além de mostrar o ciclo da vida com ternura e simplicidade. Recheado de lendas brasileiras, cantigas de roda e de ninar, a peça não impõe preceitos morais ou normas de conduta. Ela mostra que a alegria nem sempre se apoia numa montanha de brinquedos caros, mas sim num desejo inquietante que faz nascer o tudo do nada.

{n}O programa{/n}

O Mosaico na Estrada é uma versão do Mosaico Teatral com um número menor de parcerias, mas com propostas similares. Criado em 2001, o Mosaico Teatral tem o objetivo de ampliar a prática e a difusão de princípios do cooperativismo, como intercooperação, educação, formação e informação, além da preocupação com a comunidade, através de produções artísticas.

Fazem parte do programa companhias teatrais consagradas com espetáculos premiados, como a “Cia. Truks”, a “Cia. Louis Louis”, a “Cia. Circo de Bonecos”, entre outras. No Mosaico Teatral, as cidades participantes, além do espetáculo, recebem formação para produtores culturais e workshop que ensina a técnica artística, ministrado por atores da companhia que se apresenta na cidade. Nesses dez anos de atividade, o Mosaico contabiliza 160 peças teatrais, assistidas por 80 mil pessoas, envolvendo 605 cooperativas.