Prédio do antigo Fórum pode abrigar Pinacoteca

Ao tomar conhecimento durante audiência recente de que o secretário Andrea Matarazzo pretende “interiorizar” a Cultura ao ser mantido no comando da pasta pelo governador Geraldo Alckmin, o prefeito João Cury Neto decidiu colocar o município de Botucatu ? disposição para abrigar novos investimentos e celebrar parcerias com o Estado. Esse foi o teor da audiência realizada na tarde desta quinta-feira (13), em São Paulo.

Segundo o prefeito, com os recursos garantidos para reforma e ampliação do Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” e a conquista da cessão de uso do prédio do antigo Fórum, que também passará por uma grande transformação, o município passará a contar com dois importantes espaços aptos para abrigarem projetos inovadores na esfera cultural.

Durante o encontro, foi levantada a possibilidade de Botucatu ser o primeiro município do interior paulista a contar com uma Pinacoteca em parceria com o Estado e também ser contemplado com ampliação de acervo e inovações tecnológicas que possam tornar a Biblioteca Municipal “Emílio Peduti” uma referência.

“O secretário está bastante entusiasmado e a conversa foi muito boa. Existe a chance real de Botucatu ser transformada em um pólo regional de cultura e isso poderá ser confirmado nos próximos dias”, afirma o prefeito João Cury.

Já ficou acertado que, no dia 27 de janeiro, uma comitiva da Secretaria de Estado da Cultura visitará a cidade a fim de conhecer as instalações do antigo Fórum e do Espaço Cultural. Deverão compor essa delegação, o diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo; a coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), Adriana Cybele Ferrari e o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini.