Lenine é atração já confirmada do Botucanto

O cantor/compositor Lenine é a primeira atração musical confirmada para se apresentar no Festival Botucanto 2012. Com direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, o show apresenta sucessos do compositor como “Jack Soul Brasileiro”, “Leão do Norte” e “Paciência”. Ele fará o show de encerramento da 9ª edição do Festival, no dia 15 de setembro, no Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”, em Botucatu.

O músico pernambucano, considerado um dos nomes mais importantes da MPB atual, vem a Botucatu pela primeira vez, trazendo a turnê do seu disco “Chão”, décimo álbum de sua carreira, apontado pela crítica especializada como um dos seus trabalhos mais ousados e criativos.

Somente no primeiro semestre de 2012, a nova turnê de Lenine já passou por Recife, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Florianópolis, Maranhão, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, além de Argentina, Uruguai, Chile, entre outros países.

Lenine lançou seu primeiro álbum em 1983, mas alcançou o sucesso na década seguinte com os discos “Olho de Peixe” (em parceria com Marcos Suzano) e “O Dia em que Faremos Contato”. Seu trabalho, marcado por um diálogo constante entre a tradição da canção e da poesia brasileira com as inovações tecnológicas, está consolidado como um dos mais interessantes do cenário musical do país.

Suas canções já foram gravadas por artistas de grande expressão nacional como Elba Ramalho, Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita e Maria Bethânia. Lenine também tem no seu currículo dois prêmios Grammy Latino.

A comissão organizadora do Botucanto deve anunciar em breve os outros shows da etapa nacional do Festival, que acontece de 13 a 15 de setembro. A etapa regional, denominada Cantos da Cuesta, acontece nos dias 1 e 2 de setembro. Todas as atividades do Festival Botucanto são gratuitas.