Jazz, soul e rock agitam a cidade essa semana

O Villa Blues tem uma programação especial essa semana. Na quinta-feira (24) recebe o guitarrista Fábio Gouveia (foto), que fará o lançamento do CD “So Close, So Far”, gravado em Nova York. Na sexta-feira (25), retorna o Villa Blues o soulman Mr. Josh; no sábado (26), a Casa realizará, pela primeira vez, uma festa temática, o Halloween. Os shows têm início ? s 21 horas.

Fábio Gouvea é de Sorocaba, tem 33 anos de idade – mais de 20 deles dedicados ? música instrumental. Guitarrista e baixista, é professor do Conservatório “Carlos de Campos”, de Tatuí, e do Conservatório “Enoque da Silva”, de Alumínio. A trajetória é pontuada por importantes momentos, como integrante do grupo Trio Curupira, com o qual gravou três CDs – um deles indicado ao Grammy Latino 2008 na categoria “Melhor albúm de música contemporânea e/ou raízes brasileiras”. Já tocou e participou de festivais em países como Portugal, Argentina, Cuba, EUA e República Dominicana.

Desenvolve trabalhos com o músico e compositor Arrigo Barnabé, toca esporadicamente como integrante do grupo do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e com músicos do calibre de Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Hamilton de Holanda, Jane Duboc, entre outros. Em 2013 lança o CD “So close, So far”, o segundo da carreira solo, gravado em Nova Iorque (EUA), com participações do pianista francês Jean-Michel Pilc e do saxofonista norte-americano Donny McCaslin.

Para o show no Villa Blues, Gouvea será acompanhado por Felipe Brisola (contrabaixo) e Paulo Almeida (bateria). O repertório será composto de músicas do seu último CD, e também de compositores clássicos da música popular brasileira como Nelson Cavaquinho e Dolores Duran.

Ao misturar músicas autorais com composições consagradas que já fazem parte do repertório do público apreciador de música brasileira, o show pretende apresentar novidades ao público e atraí-lo pelo que já faz parte da memória afetiva do povo brasileiro.

{n}Mr. Josh{/n}

Vocalista, saxofonista e gaitista, morou anos em New Orleans (EUA), onde ‘bebeu’ diretamente da fonte do blues. A voz poderosa e o swing, tanto no sax como na gaita, garantem o embalo das noites regadas a Blues, Soul, Rock e Funk. Josh será acompanhado da banda Os Fábios, que mais do que uma banda de Blues, é um ‘bando’ de amigos que se conhecem há pelo menos quinze anos.

O baterista Fábio Pim fez parte de algumas das principais bandas de Blues de São Paulo, como Mr. Mojo, e acompanhou boa parte dos principais músicos de Blues do país. O guitarrista Fábio Brum é santista, morou anos em Campo Grande (MS), onde fundou as banda ‘O Bando do Velho Jack’, e ‘Bêbados Habilidosos’ – bandas de Blues do Mato Grosso do Sul e que estão entre as melhores do Brasil. Estudou guitarra na Califórnia no GIT (Guitar Institute of Technology) e fez parte da banda Made in Brazil como guitarrista solo. Atualmente, além de tocar com Mr. Josh, é guitarrista da banda Saco de Ratos, uma das principais da cena underground paulistana e que está lançando seu terceiro CD. O baixista e backing-vocal Fábio Pagotto, já tocou com os principais músicos de Blues do país e fez parte de diversas bandas, como Mr. Mojo, Derivados do Blues, Garbage Truck, entre outras. Também é integrante do Saco de Ratos.

{n}The Blues Halloween com Acústicos e Calibrados{/n}

No Dia das Bruxas, a Casa estará toda decorada, funcionários fantasiados, muito Blues e Rock com a banda Acústicos e Calibrados, de Bauru. Promete ser uma noite imperdível! Além disso, o Villa Blues preparou uma promoção: vá ? caráter e ganhe uma caipirinha. A banda Acústicos e Calibrados formou-se no início de 2008, em Bauru, com a proposta de tocar de forma diferente os grandes clássicos do Rock e do Blues, da década de 1950 até os dias atuais.

O repertório inclui Johnny Cash, Lynyrd Skynyrd, Led Zeppelin, Rolling Stones, The Beatles, Creedence Clearwater Revival, The Doors, AC/DC, Jimi Hendrix, Elvis Presley, Temas de filmes como Pulp Fiction, Um Drink no Inferno, Jackass; um clima blues com Janis Joplin, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Blues Brothers, Robert Johnson; eventualmente incluindo uma “pegada” mais sarcástica do rock nacional, como Velhas Virgens, Matanza, Raul Seixas, Made in Brazil e outros.

Em 2012, compuseram as canções “Cerveja” e “Calibrados” e gravaram o primeiro DVD ao vivo. Apesar do pouco tempo de estrada, as inspiradas aberturas para os shows dos shows da ‘Velhas Virgens’, em Bauru, nos anos de 2010, 2011 e 2012, renderam o convite para participar do 3° Motorcycle Rock Cruise, o cruzeiro brasileiro de Rock n’ Roll, que conta com nomes como Sepultura, Mark Ramone, Raimundos, Bruce Kulick entre outros. A banda já tocou em mais de 40 cidades nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, Rio de Janeiro, além do Oceano Atlântico.