Festival ‘Botuáfrica’ quer entrar para o calendário municipal

No último final de semana (20 e 21), a Prefeitura de Botucatu, através da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade, realizou no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão” o primeiro Festival “Botuáfrica”.

Na abertura, um ato solene comemorou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com a presença do prefeito João Cury Neto, vice prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior, secretários e vereadores, além da apresentação da Corporação Musical “Dr. Damião Pinheiro Machado”.

Após o ato de abertura do festival, o evento seguiu com a mostra de tecidos e exposição do projeto Botuáfrica; Grupo Artístico Brasil Capoeira; e lançamento do livro “Auto Falantes”, uma referência a cultura afro-brasileira com o professor Rodrigo Casali, no estande da Assessoria de Igualdade.

No mesmo dia, o festival contou com a apresentação do grupo Samba da Casa, com o show “Todos temos um pouco de África”, produzido pelos jovens da Fundação Casa de Botucatu. Shows com Emoção Popular, Eterna Cor, e a banda de samba rock Interpretando também agitaram o público presente.

No domingo (21) foi realizada a apresentação “Arte de Rua”, com muito hip hop, danças urbanas, malabares e grafites, rap, apresentações artísticas da Apae, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, escolas João Maria e Américo. No mesmo dia subiu ao palco do Botuáfrica o grupo Kuanda e banda Badauê. Para encerrar o festival em grande estilo, show com Odair Menezes e Cia.

Além dos shows e apresentações, estiveram a disposição da população as feiras e exposições da cultura afro-brasileira, como: mostra de tecidos, vestuários e objetos inspirados na cultura afro-brasileira, artesanato, culinária, saúde da população negra, carnaval de Botucatu, exposição de fotos “África em Nós” e ônibus fabricado em Botucatu, pela Irizar, que é exportado ao continente africano.

“Foi com muita alegria e sentimento de missão iniciada na promoção da igualdade racial que encerramos as comemorações da Semana da Consciência Negra em Botucatu”, disse Conceição Vercesi, assessora municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, que completou: “Foram muitas as mensagens recebidas parabenizando-nos pelo evento e diversos depoimentos de apoio e também de agradecimentos ? Prefeitura por poder abrir este espaço de informação, entretenimento e sobretudo de homenagem ? população negra. Todos os órgãos do Governo Municipal se envolveram com as comemorações e apoiaram as atividades ao longo desta semana. Foram muitos os pedidos para que o Festival Botuáfrica seja incluído ao calendário municipal”, finaliza Conceição.

Fonte e fotos: Secretaria de comunicação