Eventos populares agitam fim de semana de Botucatu

Neste fim de semana, a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará no Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão” dois grandes eventos: a Festança, em comemoração ao mês do folclore, e o 23º Festival da Música Sertaneja Raiz. As atrações, que dividirão o mesmo palco, começam a partir das 19h30 desta sexta (24) e seguem até o domingo (26), com entrada franca.

A Festança reunirá atrações artísticas da cultura popular brasileira, além de praça de alimentação com culinária típica e feira de artesanato. Entre as apresentações está o Grupo Urucungos, Puítas e Quijenguês com o espetáculo “Bumba Meu Boi de Pernambuco”. O evento contará, ainda, com oficinas de “contação de causos” e de “danças brasileiras”.

Já o Festival da Música Sertaneja Raiz contempla canções inéditas que resgatam as origens da música caipira. Ele tem como objetivo divulgar e incentivar a criação e a produção cultural entre artistas e promover as manifestações musicais inerentes ? cultura do sertão, proporcionando lazer cultural gratuito para Botucatu e região.

Foram selecionadas 30 músicas de diversos compositores provenientes dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Serão realizadas duas eliminatórias: uma nesta sexta e outra no sábado (25), sempre com 15 músicas apresentadas em cada dia. Dessas, serão escolhidas dez canções, que irão para a finalíssima no domingo (26). O vencedor ganhará o troféu mais um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00.

{n}{tam:25px}Cronograma da festa{/tam}

24/08 – Sexta-feira{/n}

– 19h30 – Abertura da festa com a Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado.
– 20h30 – Eliminatória do Festival da Música Sertaneja Raiz

{n}25/08 – Sábado{/n}

– 15 horas – Oficina de “Contação de Causos”, com Bob Vieira
O violeiro faz uma descontraída oficina com foco na “contação de causos”, um dos principais instrumentos de transmissão oral da história e dos costumes. Aberta ao público de todas as idades. Inscrições no local.
– 16 horas – Aquecimento para o Festival de Música Sertaneja Raiz (passagem de som). As duplas e cantadores preparam-se para segunda eliminatória do Festival Sertanejo.
– 18 horas – Orquestrinha São Xico – Uma interessante formação de orquestra de violeiros. Comandados pelo mestre Braz da Viola, a criançada de São Francisco Xavier mistura diversas vertentes e as traduz para o universo violeiro.
– 19 horas – Bumba meu boi de Pernambuco – Montagem fiel do Bumba de Pernambuco pela Grupo Urucungos, Puítas e Quijenguês. O grupo, que já esteve na cidade com o espetáculo do Samba de Bumbo, retorna ? Botucatu divulgando o folclore e a cultura popular.
– 20 horas – Eliminatória do Festival – Quinze músicas, concorrentes aos prêmios do festival, se apresentam no palco da Festança.
– 21h30 – Tião Carvalho – Nascido na cidade de Cururupu – Maranhão, o artista divulga a musica e a artes da cultura popular brasileira.

{n}26/08 – Domingo{/n}

– 15 horas – Oficina de danças brasileiras – Tião Carvalho aborda ritmos como bumba meu boi, ciranda, tambor de crioula, coco de roda, dança do lelê, quadrilha, cacuriá e caroço. Aberta ao público de todas as idades. Inscrições no local.
– 16 horas – Boi de Mamão – Dança realizada pelos alunos da Aitiara Escola Waldorf. Apresenta elementos comuns com o bumba meu boi nordestino e traz como diferencial a figura da Bernúnci, animal que come gente!
Zorba
Dança grega celebrando a vida.
– 17 horas – Banda Badauê e Grupo Kuanda – As raízes afro e as tradições são traduzidas através de danças destes jovens que resgatam a cultura africana!
– 18 horas – Mullertanz – Dança executada por pais de alunos da Aitiara Escola Waldorf lembra o girar de um moinho.
Cabeças de Porco – Com música de Anacleto Augusto de Medeiros, a dança realizada por duas alunas do último ano do Ensino Médio da Aitiara Escola Waldorf , reune vários passos de nossas danças brasileiras numa coreografia mista.
– 19 horas – Orquestra de Violeiros Teddy Vieira – A tradicional orquestra de violeiros de Itapetininga regida pelo violeiro Bob Vieira.
– 20 horas – Final do Festival da Música Sertaneja Raiz – Finalíssima do Festival com as 10 melhores músicas, selecionadas nas eliminatórias.
– 21h30 – Premiação e reapresentação dos vencedores do Festival