Educadores debatem investimentos para o magistério

Autoridades relacionadas à educação municipal se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB) recebeu para debater o conteúdo de uma propositura que solicita ao Poder Executivo uma ação buscando facilitar o acesso de munícipes ao ingresso na carreira do magistério.

A ideia do pedido chegou até o conhecimento do parlamentar por conta de uma entrevista realizada na Rádio PRF-8 com o professor e antigo dirigente de Ensino de Botucatu, Bahige Fadel. Os dois estiveram no encontro, que contou também com a participação do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Costa, a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, do repórter Rabib Neder e da atual dirigente Regional de Ensino, Rosilene Aparecida Palugan Vargas.

A pauta da reunião foi extensa e debateu temas como: parceria com escolas de ensino superior que oferecem cursos presenciais de licenciatura com responsabilidades de ambas as partes, a fim de baratear o custo do ensino; contrapartida dos beneficiados com atendimento às necessidades do ensino municipal; criação de uma fundação educacional de formação de professores; patrocínio a cursos de pós-graduação em licenciatura interessadas em ingressar no magistério; e a formação de uma comissão de alto nível, para um piano norteador dos trabalhos que precisam ser realizados, sem esbarrar em questões legais ou técnicas.

De acordo com o vereador, o saldo do encontro foi bastante positivo. “Conseguimos conversar sobre muitas coisas e descobrimos que a linha de raciocínio de todas as partes é muito parecida, existindo uma grande vontade por parte do Poder Executivo de colocar essa ideia efetivamente em prática e eu não poderia esperar nada diferente de coisas boas em um encontro com profissionais tão gabaritados”, comenta. “O Legislativo está fazendo sua parte, lutando por uma conquista que vai beneficiar toda a cidade, já que estamos tratando de educação e emprego”, analisa Curumim.