Cinema da gente traz “Os Dois Filhos de Francisco”

Na próxima sexta-feira (27), a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, estará promovendo a terceira sessão do “Cinema da Gente” de 2010. O projeto leva aos bairros da Cidade filmes brasileiros de forma gratuita e itinerante.

O filme exibido será o drama “Dois filhos de Francisco” (2005), baseado na história de vida da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. O longa será apresentado na Associação Fraternal Pelicano (Afrap), localizada na Rua Donatto de Credo, nº 796, na Vila Ferroviária, a partir das 19h30.

{n}Sinopse{/n}

Francisco Camargo é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goiás, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos.

Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram (Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis), mas devido ? perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.

Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de quatro meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para seis mil pessoas em um espetáculo no interior do país, mas um acidente automobilístico encerra prematuramente a carreira da dupla, com o falecimento de Emival.

Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé Di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante a carreira musical.

{n}Cinema da Gente{/n}

O projeto tem como objetivo exibir, pelo menos uma vez por mês, até o final do ano, um filme em um determinado bairro da Cidade. A intenção é levar cultura brasileira de qualidade para quem não tem acesso ao cinema.

O primeiro longa exibido este ano pelo projeto foi “O menino da porteira” (2009), no bairro 24 de maio, que reuniu cerca de 80 pessoas. Até o final do ano, outros filmes brasileiros serão exibidos em Botucatu.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ivone Mafalda, o projeto realizará a quarta sessão com exibição do longa “O coronel e o lobisomem”, no dia 10 de setembro, na Praça do Curió (em frente a Farmácia do Jairo), na Vila Maria, ? s 20 horas.

Fonte: Secretaria de Comunicação