Botucatu promove Festival de Música Sertaneja Raiz

Por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece em Botucatu o XXV Festival da Música Sertaneja Raiz de Botucatu e Região, previsto para acontecer entre os dias 29 a 31 de agosto, com premiação em dinheiro aos primeiros colocados (valor total de R$ 11 mil), além de troféus personalizados para o melhor intérprete; melhor letra; melhor arranjo e melhor instrumentista.

 “O objetivo do festival é divulgar e incentivar a criação musical, revelar talentos, promover intercâmbio cultural entre artistas do município e de diversas regiões do país, proporcionar o fortalecimento da cultura caipira e oferecer lazer cultural gratuito para o município e toda a região”, elenca o secretário de Cultura, Osni Ribeiro.

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 15 de agosto de 2014 e podem ser feitas pela internet, encaminhando o email culturabtu@gmail.com, ou na Secretaria Municipal de Cultura na Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro – Piso superior do Teatro Municipal. Os trabalhos enviados pelo correio terão consideradas a sua data de postagem para fins de atendimento aos requisitos do edital.

Cada participante pode inscrever até três composições originais (que não tenham sido gravadas comercialmente) para concorrer às premiações indicadas, devendo apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida; músicas inscritas gravadas em cd com qualidade compatível para sua audição; e cópia da letra na íntegra. Também os participantes que forem selecionados devem apresentar currículo artístico; autorização dos autores para inscrição e apresentação no festival; e autorização de uso de imagem e voz.

Entre os trabalhos inscritos para o festival, serão selecionadas 24 canções que serão apresentadas ao vivo, divididas em duas etapas seletivas que acontecerão nos dias 28 e 29 de agosto de 2014, às 20 horas. Após as duas etapas seletivas serão selecionadas 10 canções para a finalíssima do festival que acontecerá no dia 31 de agosto de 2014 as 19 horas.

Também consta no edital que todos os participantes que não forem classificados para a finalíssima, terão ajuda de custo ao valor de R$ 200,00, no intuito de auxílio financeiro para suas despesas de locomoção, estadia e alimentação durante o evento. Para o recebimento da ajuda de custo o concorrente responsável pela inscrição deverá apresentar cópia e originais do CPF, RG e comprovante de residência. Será paga apenas uma ajuda de custo à cada concorrente, independente do número de integrantes necessários à apresentação de sua obra.

Em todas as etapas do festival, os julgamentos serão realizados por comissões de seleção oficialmente nomeadas, formadas por profissionais de notório conhecimento da área e qualificados para tais atribuições, não cabendo recursos de quaisquer natureza à suas decisões. As comissões devem pautar a seleção dos melhores trabalhos, levando em consideração o conjunto de cada obra, caracterizado pelo equilíbrio entre letra, música, arranjo, interpretação, performance, originalidade, objetividade, excelência artística, comunicação, diversidade temática e estética.