Anunciadas as primeiras atrações da Virada Cultural

Pelo segundo ano consecutivo a Cidade de Botucatu irá promover a Virada Cultural Paulista, uma gama de 24 horas ininterruptas de diferentes atrações que acontecem no mês de maio. Entre os 645 Municípios do Estado de São Paulo apenas 40 foram selecionados para receber o evento que terá início ? s 18 horas do dia 19 e se estende até as 8 horas do dia 20. A Virada Cultural foi anunciada na manhã desta terça-feira (27) pelo secretário de Cultura, Osni Ribeiro que esteve ao lado do prefeito João Cury Neto.

Com o evento a Cidade espera atrair a população de Botucatu, assim como visitantes de outras cidades da região. “As atrações serão diversificas e irão contar com música, dança, teatro, exposições, intervenções, artes visuais, espetáculos circenses, feiras, entre outros atrativos”, enumera o secretário.
As atrações serão divididas entre o Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”; palco montado em frente ? Prefeitura Municipal, na Praça Professor Pedro Torres e no Espaço Cultural “Dr. Gabriel Marão”, na Avenida Dom Lúcio.

Durante a coletiva de imprensa Osni Ribeiro adiantou algumas atrações que já foram confirmadas: dia 19 estarão em Botucatu Negra Li, Luiz Melodia, Banda Creolina e Grupo Interpretando (samba rock). Para o dia 20 a Cidade recebe Nando Reis, Comitatus (Beatles), Lucas Santana, Bady Assad, Anelis Assumpção e Corporação Damião Pinheiro Machado.

Além de artistas conhecidos, nacionalmente, a Virada Cultural permitirá que artistas botucatuenses e da região também possam mostrar seu potencial fazendo parte da gama de eventos se apresentando em diferentes locais da cidade, onde foram montados os palcos. “O cronograma geral de todas as atrações que estarão em Botucatu serão anunciadas, oportunamente”, adiantou Osni Ribeiro.

Para o prefeito João Cury a Virada teve grande repercussão no ano passado e o público compareceu em massa aos eventos. “Este ano, mais uma vez, a cidade de Botucatu terá a oportunidade de presenciar grandes espetáculos sejam eles em praça pública ou no Teatro Municipal e a população terá a disposição um leque de opções de horários pra se programar e escolher as atrações que sejam de seu agrado. O principal objetivo é consolidar o nome da nossa Cidade no calendário oficial da Virada Cultural”, frisou o prefeito.

Cury enfocou que é papel do poder público permitir ? população acesso a cultura de forma gratuita e de qualidade. “Por isso temos que trazer eventos como este para a praça e também utilizar o teatro para ampliar essas atividades. Estamos investindo nos espaços públicos de cultura para atender melhor esses eventos. No Teatro Municipal vamos melhorar a questão da acessibilidade e o Espaço Cultural será revitalizado de acordo com seu projeto original, um investimento de mais de dois milhões de reais que está em processo de licitação. Sem contar que Botucatu será a primeira cidade do Estado a receber uma Pinacoteca fora da capital paulista”, finaliza.

Além de Botucatu, a Virada Cultural Paulista também será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Fotos: Valéria Cuter / divulgação