Aberta a temporada de observação de aves no Lageado

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu promoverá visitas monitoradas para a observação da rica avifauna presente na Fazenda Lageado. O projeto de extensão universitária “Temporada de Observação de Aves do Lageado” é uma iniciativa do Laboratório de Conservação da Natureza da FCA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex) e da Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção da FCA.

Visitas acontecerão ? s quartas-feiras, ? s 16 horas e aos sábados, ? s 8 horas, em grupos de até cinco pessoas. Coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, professora do Departamento de Recursos Naturais da FCA, o projeto conta com a monitoria de Rodrigo Navarro Argentin, aluno do quarto ano de Engenharia Florestal da FCA.

As datas disponíveis são: 12, 16, 19 e 26 de outubro; 6, 9, 20, 23 e 30 de novembro e dias 4 e 7 de dezembro. As atividades de observação são realizadas na mesma área onde é desenvolvido o Projeto Trilha, voltado para a conscientização ambiental que já recebeu centenas de estudantes de ensino médio e fundamental.

Embora não exista um levantamento sistemático no local onde acontece o passeio, durante algumas visitas da equipe responsável pelo projeto, foram identificados 47 espécies de aves, tais como tiê de topete, arapaçu, pitiguari, canário do campo, alma-de-gato, pica-pau da banda branca e picapauzinho. Além dos pássaros, o visitante com mais sorte poderá encontrar outros animais silvestres.

O projeto procura despertar o interesse das pessoas para a observação e contemplação da natureza, além de criar aliados para a conservação das áreas naturais. “É uma forma de dividir tanto o conhecimento técnico-científico, como o prazer que temos ao trabalhar com as aves”, explica a professora Renata.

As inscrições para a temporada de observação de aves do Lageado são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do Setor de Ciências Florestais, do Departamento de Recursos Naturais, da FCA, pelo telefone (14) 3811-7168 ou pelo e-mail secdcf@fca.unesp.br

Fonte: Aline Grego/Sérgio Santa Rosa
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP