O Sol da Toscana e o Amor vieram na mala

PPP-CAPAProjeto: Arquiteto Pedro Paulo Pacheco

Imagine um mundo, não muito distante, onde tons de terra, de ocre e rosa do
entardecer magnífico visto da Ponte Vecchio em Firenze, a gota de orvalho
brotando serena da ponta de uma folha, os girassóis brilhando mais que o
Sol. Foi essa magia embriagando o olhar que inspirou este jardim ao mais
singelo ar da Toscana Italiana.

Em uma viajem feita recentemente, descobri a simplicidade das cores e
elementos naturais que primam pela sensação de aconchego no inverno, um bom
vinho, um bom queijo e pão foram o combustível para a inspiração que surgiu
ao recriar esse ar de historia que seria impossível trazer na mala.

Imagem JPEG-FA00B2F8997B-1

Viajei para diversos lugares no Brasil, e sempre me inspiro nos lugares que visito para trazer um pouco de inspiração aos meus projetos, sempre faço uma releitura especial, e afloro a Brasilidade de nossa cultura, cores e costumes. Neste projeto em especial trouxe uma lembrança além Mar, mas que também está no sangue de grande parte da população Brasileira, a Itália e
os costumes herdados pelos imigrantes que vieram adubar nossa Terra.
Imagem JPEG-1A927A950EC4-1Uma rede de renda branca, feita na cidade de Olinda, rouba a cena de tons naturais e chama para uma tarde de leitura relaxante sobre o Sol dos trópicos, e quem sabe uma noite romântica vigiada pela constelação do Cruzeiro do Sul. Também não poderia faltar o Santo italiano mais cultuado no Mundo, São Francisco de Assis, mas dessa vez confeccionado em argila por artesãos ribeirinhos do rio São Francisco no Nordeste Brasileiro.

E nessa mistura que está a magia, essa globalização de lembranças, heranças e costumes sem perder a identidade e nacionalidade.

Ainda nesse “sonho” de jardim, podemos sentar sobre os ramos e gavinhas do pé de uvas Carménère que fazem companhia ao banco de madeira natural, onde todos os mobiliários e vasos foram pensados para ser simples, deixando a cena para o espetáculo das formas e cores das vegetações e flores escolhidas de modo que não tivessem muito trabalho com manutenção e poda, para que curtir o espaço fosse o principal partido de projeto nesse jardim.

Assim as imagens da região berço do Renascimento permanecem na lembrança aos que lá estiveram, mas o frescor da Toscana afloram da alma e refletem sobre o Sol que esquenta o corpo e as paixões das pessoas que estão nesse oásis da Toscana aqui no Brasil, afinal, recordar é viver e reviver é mágico.

Contatos, duvidas e sugestões mande um e-mail para
arquiteto@pedropaulopacheco.com

Imagem JPEG-4CAFD44C6629-1 Imagem JPEG-368A2EF6CC0A-1 Imagem JPEG-80606DCCDFE9-1 Imagem JPEG-37072DDD7523-1 Imagem JPEG-49924706E8E1-1