O que é bom deve ser aperfeiçoado

Projeto: Arquiteto Pedro Paulo Pacheco

PPP 1806-CAPA

A palavra luxo teve seu apogeu na aristocracia francesa, e democraticamente distribuída no império de Napoleão III, casado com Eugenia, a famosa Lady Di do final do século XIX, cuja época foi marcada pela urbanização do barão Haussmann, prefeito de Paris que entre 1853 e 1870 “confeitou” a Cidade Luz transformando luxo em democracia. Com a demolição das tavernas dos revolucionários, descritas no livro Os Miseráveis obra prima de Victor Hugo, ou os sujos cortiços medievais do livro O corcunda de Notre-Dame, o nobre Barão criou uma nova cidade, proposta sobre um partido arquitetônico de fachadas simétricas e
harmoniosas, inaugurando a pedra fundamental do que conhecemos hoje como Neoclássico.

PPP 1806-01Na arquitetura de Interiores, não pode ser diferente, o luxo também se democratizou, começando de maneira burguesa e hoje já algo tão
democrático que está presente em todos os lugares. Nas residências esse neoclássico permeia itens para se recordar do passado com temas e ditames da moda atual, sempre carregados de arte e influencias globais, de modo a trazer sofisticação e glamour ao ambiente.

Neste Home office, ou escritório em casa, o ponto principal adotado foi de não ter “cara” de escritório, onde a historia e a arte eram o ponto de partida para a produção arquitetônica. Uma mesa nada convencional, de aço inox e vidro, centraliza o ambiente cercado de arte, espelhos fumê com prateleiras pretas, dão suporte para quem precisar trabalhar em casa, além de emoldurar uma cômoda francesa com detalhes em bronze dourado e um espelho veneziano em cristal lapidado a mão fecham o espaço atrás do ambiente.

Duas cadeiras modernas quebram o ponto histórico, a da mesa em acrílico transparente desenhada pelo Design Philippe Starck ePPP 1806-02 a famosa poltrona Egg desenhada por Arne Jacobsen, deixando o glamour reinar sobre este ambiente. Na lateral da mesa foi projetado um nicho em gesso que serve de apoio para lápis e canetas, além de receber graciosamente obras de arte encostadas sobre uma parede revestida em seda dourada turca.

Neste ambiente a iluminação é toda indireta, para excluir de vez o ambiente estressante do trabalho, aconchegando em sua própria casa, os moveis e itens de decoração foram pensados para romper o paradigma de pessoas que ao se mudarem de casa, mudam tudo, até os moveis, essa mistura que sempre faço em meus projetos é para mostrar que o que é bom e importante tem que ser mantido e acima de tudo aperfeiçoado.

Contatos, duvidas e sugestões mande um e-mail para arquiteto@pedropaulopacheco.com

PPP 1806-06

PPP 1806-07

PPP 1806-05

PPP 1806-03

PPP 1806-04