Viaduto do Jardim Cristina entra em licitação

O deputado federal do PR Milton Casquel Monti (foto) confirmou na tarde desta sexta-feira (20), que a licitação para construção do viaduto que irá ligar do Jardim Cristina com o Jardim Paraíso, entra em fase de licitação a partir de segunda-feira (23). O processo já está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Com o aval do ministro dos Transportes, César Borges, a expectativa é que a construção seja iniciada no primeiro semestre de 2014. Com o apoio do ministro o deputado Milton Monti consegue fazer valer a emenda orçamentária que destina recursos financeiros ? construção dos viadutos no município, aprovada pelo próprio deputado na Comissão de Viação e Transportes.

O deputado salientou que vinha trabalhando para viabilizar esse projeto desde que o prefeito João Cury tomou posse como prefeito, em 2009. “Ele (o prefeito) me convenceu de que esta era uma obra de fundamental importância para trazer benefícios para a cidade. Procurei o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (na época) e detalhei a necessidade de conseguir verba federal para execução do projeto. Ele entendeu, aprovou e liberou. Foi esse o primeiro passo”, lembra o deputado.

Enfatizou que essa obra é uma reivindicação antiga do município e de extrema necessidade para unir dois setores importantes da Cidade, contribuir pelo desenvolvimento daquela região e melhorar a mobilidade urbana e o sistema viário de Botucatu. “A obra deverá custar algo em torno de R$ 20 milhões”, vislumbrou Monti. “Eu assumi o compromisso de que traria essa obra para Botucatu”, complementou.

O projeto que prevê a construção de um viaduto de 140 metros de extensão irá ligar os bairros como Vila Maria, Vila Ema, Jardim Cristina entre outros bairros adjacentes ao Jardim Paraíso e irá transpor a linha férrea (antiga Ferroban) e o ribeirão Lavapés, que cortam aquela região da cidade.

O prefeito João Cury declarou que esta é uma obra esperada há mais de 20 anos e o viaduto é parte integrante do Rodoanel que se vislumbra criar no entorno da cidade dentro do projeto Botucatu 2025 que foi apresentado ? população. “A conquista é um marco para o desenvolvimento da cidade e demonstra que quando as forças políticas remam para o mesmo lado, os resultados aparecem. É a comprovação de que juntos, somos muito mais”, frisou Cury.

O prefeito fez questão de ressaltar a prioridade que o deputado Milton Monti sempre deu ao projeto. “Assim que conheceu a proposta passou a ser um defensor da construção do viaduto e mais do que isso, passou a dedicar-se pessoalmente para torná-lo realidade, justamente por saber de sua importância para a Cidade. Em nome do povo de Botucatu agradeço todo seu empenho e por ter decidido lutar a nossa luta”, finalizou o prefeito.