Secretário de Segurança de Botucatu participa de reunião em Brasília

O secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos de Botucatu, delegado Adjair de Campos, a convite da Secretaria Nacional de Segurança, participou da 1ª Reunião Anual do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems). O evento ocorreu no Ministério da Justiça em Brasília, com a participação de representantes de 120 municípios brasileiros.

O objetivo do encontro foi debater temas pertinentes ? Segurança Pública em âmbito municipal, como o Marco Regulatório das Guardas Municipais, cujo principal caráter é preventivo e comunitário, apesar que, em Botucatu o trabalho tem ido além dessas atribuições, com eficácia e respeitando os preceitos legais e de hierarquia no âmbito da Segurança Pública.

Também foi discutido o financiamento da política de Segurança Pública e Informações de Segurança (Infoseg), que já está sendo utilizado em Botucatu há três anos, além do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp).

Na ocasião desse encontro foi realizada a eleição da nova diretoria do Consems, que atuará no comando do órgão até 2014. Tratou-se sobre os projetos de convênios entre municípios e governos federal, através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) e, finalmente, a importância dos municípios da participação das políticas públicas de segurança comunitária.

“Embora a função típica da Guarda Municipal seja voltada para a segurança do patrimônio público, trabalhamos em conjunto e apoiando a todas as solicitações que envolvem a segurança pública no município, com excelentes níveis de resultados o que pode ser comprovado pela redução dos índices de criminalidade”, frisou Adjair de Campos.