Saúde distribuirá 30 mil preservativos neste Carnaval

As ações voltadas ? informação e orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis são intensificadas no período do Carnaval devido ao aumento de fatores comportamentais de risco. Em Botucatu a Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes do Programa Municipal DST/HIV/aids, em parceria com a Subsecretaria de Turismo, vinculada ? Secretaria Municipal de Desenvolvimento, distribuirá 30 mil preservativos que serão entregues gratuitamente ? população durante os cinco dias de folia. A distribuição de preservativos e folhetos será realizada de maneira gratuita em todas as Unidades de Saúde da Cidade.

Os agentes do Programa Municipal de DST/HIV/aids e os organizadores do Carnaval botucatuense também farão entregas de preservativos e folhetos de orientação em todos os eventos populares. Haverá distribuição gratuita de preservativos e orientação nos meios de comunicação e nos clubes onde acontecerão bailes noturnos.

“A campanha de conscientização sobre a aids e as DSTs será dividida em dois momentos: antes e depois das festas. A mensagem pré-Carnaval foca a prevenção ao HIV e promove o uso do preservativo. No pós-Carnaval, enfatiza-se a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo”, explica Maíra Baldin Dalpogetto, coordenadora do programa municipal DST/aids.

“É necessário que as pessoas não se esqueçam de que a aids e as DSTs existem e, principalmente, aumentam nesta época de folia. O preservativo tem que estar no bolso, na mão, na hora certa para não colocar em risco sua saúde”, finaliza Maíra.

{n}Programação da campanha{/n}

O Programa Municipal DST/aids, em parceria com as unidades de saúde, já realiza ações educativas de prevenção com folhetos de orientação e brindes em vários pontos do Município e segue até esta quinta-feira (3) distribuindo camisinhas e realizando testes rápidos de aids. Na terça-feira (1º de março) a equipe de agente de saúde esteve na Praça Emílio Peduti (Bosque) orientando a população.

Na quarta-feira (2), das 9 ? s 11h30, realizam feira de saúde na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Rubião Júnior. Das 14 ? s 17 horas, as equipes municipais do programa de DST/aids estarão em frente ao Centro de Saúde I realizando testes rápidos de aids, e das 15h30 ? s 18 horas o alerta para a prevenção será feito ? s pessoas que passarem pelo campus da Fazenda Lageado (Unesp).

Na quinta-feira (3) agentes de saúde participam das 14 ? s 17 horas de orientação junto ? população em frente ao CS I realizando testes rápidos de aids. Também das 14 ? s 20 horas outra equipe atende a ESF do Jardim Peabiru, com baile de Carnaval e atividades educativas. Para finalizar as atividades pré-Carnaval, das 18 ? s 19 horas de quinta os orientadores estarão na escola de Rubião Júnior.