Rotatória da Dante Delmanto começa a ser construída

Depois de realizar a construção de 721 metros de galerias pluviais e de promover a modernização de toda a iluminação da Avenida Deputado Dante Delmanto, com a instalação de 196 novos “bicos de luz” através do Programa Ilumina Botucatu, a Prefeitura de Botucatu dará início nesta terça-feira (19) ? construção de uma nova rotatória nas proximidades da antiga concessionária Lapenna Fiat.

A ordem de serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (18), ? s 11 horas, pelo prefeito João Cury Neto, em evento a ser realizado no auditório Cyro Pires, na sede da Prefeitura Municipal. Também compuseram a Mesa ao lado do chefe Executivo os secretários Caco Colenci (Planejamento), Vicente Ferraudo (Semutran), Wilson Vizotto (Obras) e o presidente da Câmara Municipal, vereador André Rogério Barbosa – Curumim.

A obra será executada ao custo de R$ 520.677,47 pela Aracons Construção Ltda., vencedora do processo licitatório. O prazo para conclusão é de 90 dias. Os recursos disponibilizados pelo Ministério das Cidades foram viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). Com mais esse importante investimento, a Prefeitura dá início ? revitalização completa da Avenida Deputado Dante Delmanto, importante corredor de ligação com o campus da Unesp, em Rubião Júnior e com a região mais industrializada da Cidade.

A falta de uma rotatória naquele trecho obriga os motoristas a adentrarem a Rodovia Marechal Rondon para fazerem o retorno ? avenida Dante Delmanto. Por conta disso, muitos optam por transitar na contramão, próximo a antiga fábrica da Staroup, aumentando o risco de acidentes no local.

A construção do novo dispositivo de segurança organizará a distribuição do trânsito nas imediações do Distrito Industrial 1 e, futuramente, garantirá acesso rápido e seguro ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e ao Centro de Recuperação Lucy Montoro, que serão instalados nas antigas dependências da Brashidro.

Além desta rotatória, outro dispositivo semelhante será construído nas imediações da concessionária Honda. O projeto da “Nova Dante”, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, contempla ainda a construção de 2.850 metros de ciclovia, recuperação completa do pavimento e implantação de novo paisagismo na avenida.

“São obras importantes para organizar o acesso a diversos bairros, garantir mais segurança e fluidez ao trânsito e melhorar o aspecto visual de uma das principais vias de entrada da Cidade. Esse era um pedido antigo de moradores e empresários daquela região. Ficamos felizes por honrar mais um compromisso que assumimos com a finalidade de melhorar o difícil trânsito existente em Botucatu”, comenta o prefeito João Cury Neto.

{n}Atenção redobrada{/n}

No período de construção da rotatória, os motoristas devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao trafegarem pelo local. A via será devidamente sinalizada pela Secretaria Municipal de Transporte, já que em alguns trechos o trânsito estará liberado apenas em meia pista.

“Desde já pedimos desculpas pelos transtornos momentâneos que essa obra certamente causará. Mas será por um bom motivo, já que o benefício será permanente. Uma nova Dante começa a surgir. Será um cartão de visitas da cidade. Mais moderna, mais bonita e mais segura”, assegura o prefeito.

Fotos: Valéria Cuter