Região Norte dá início a Campanha da Faxina 2012

Fotos: Valéria Cuter

Na manhã desta segunda-feira (10) foi dado início em Botucatu ? Campanha da Faxina, uma realização da Prefeitura Municipal, com a coleta na região Norte, que compreende bairros como Jardim Paraíso, Vila dos Lavradores, Jardim Itamaraty, Jardim Monte Mor, Vila Nova Botucatu, entre outros.

Durante o período da campanha haverá o recolhimento de materiais inservíveis que agridem o meio ambiente e a saúde pública. Para que a ação transcorra da maneira adequada é orientado que a população respeite as datas estabelecidas para cada região (confira cronograma abaixo).

Os materiais que serão descartados devem ser depositados nas calçadas antes das 8 horas da manhã do dia da coleta, que se estenderá até ? s 17 horas. Não serão recolhidos restos de poda, de construção, pilhas e baterias, materiais hospitalares ou tóxicos.

Participarão da campanha mais de cem profissionais ligados ? s Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente e Transporte que terão a disposição caminhões e outros veículos. A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu, Cetesb, Unesp e Tiro de Guerra (TG 02-048) também são parceiros da campanha.

Antes da faxina feita por região ter início, caçambas foram colocadas temporariamente em áreas estratégicas e que, popularmente, são utilizadas como depósito de lixo irregular. Nelas, a população pode descartar restos de poda e de construção, que não serão recolhidos na ação porta a porta. Esse serviço se encerra neta segunda-feira (10).

O objetivo é conscientizar a população, uma vez que jogar lixo em áreas de preservação é crime ambiental (artigos 61 e 62 da lei federal 9605/99) e a multa nestes casos pode chegar a R$ 5 mil.

A Campanha da Faxina busca estimular atitudes ambientais positivas, ampliar a conscientização sobre o descarte correto do lixo, além de eliminar potenciais criadouros de larvas do mosquito da dengue (aedes aegypti) e proliferação de pragas urbanas que podem prejudicar a saúde do ser humano tais como escorpiões, ratos, caramujo gigante africano, baratas, entre outros.

Na última edição da Campanha da Faxina, em 2010, foram recolhidas quase 200 toneladas de lixo e materiais inservíveis que se acumulam em espaços públicos e residências de toda a Cidade.

As pessoas que têm lixo eletrônico para descarte devem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua General Telles, 1603 – Centro. Mais informações pelo telefone 3882-1290.

{n}Lixo fora do lixo{/n}

Dentro da Campanha da Faxina outra ação será realizada em paralelo no dia 15 de setembro (sábado) que envolve a limpeza da região do Córrego da Cascata, um projeto da ONG SOS Cuesta, com patrocínio da Petrobras.

O mutirão, intitulado “Chega de lixo fora do lixo”, abrangerá 23 setores da microbacia hidrográfica que conta com 11 quilômetros de extensão e 13 nascentes distribuídas na região que compreende o Morro de Rubião Júnior, Parque das Cascatas, Residencial Spazio Verde e Recanto Azul. Ela ocupa uma área de 485 ha com uma população de 3.849 habitantes.

No dia 15 de setembro, ? s 8h30, a concentração será feita no pátio da Igreja de Santo Antonio, ao pé do morro de Rubião Júnior. A intenção é limpar toda a área em apenas um dia e mudar o hábito daqueles que jogam lixo e entulho em locais inapropriados como as matas, margens de rios e estradas, terrenos particulares, calçadas e ruas, além de estimular a denuncia ? s autoridades competentes.

Para participar desta ação basta entrar no site da SOS Cuesta (www.soscuesta.org.br). Lá você poderá escolher um setor e enviar e-mail para soscuesta@soscuesta.org.br para se cadastrar como voluntário. O telefone da SOS Cuesta é o 3815-2802.

{n}{tam:25px}Roteiros e bairros da campanha{/tam}

10 de setembro (segunda-feira)
(Região Norte – R5, R6, R7, R8, R9 e R10){/n}

Vila Carmelo, Vila Casa Branca, Vila dos Lavradores, Vila Antártica, Vila Ferroviária, Distrito Industrial I e II, Jardim Continental, Jardim Itamarati, Jardim Planalto, Jardim Panorama, Vila Nova Botucatu, Vila Paulista, Chácara dos Pinheiros, Jardim Flamboyant, Jardim Iolanda, Monte Mor, Altos do Paraíso, Jardim Paraíso I e II, Jd. Ipê e Jd. Cambuí.

{n}11 de setembro (terça-feira)
(Região Leste – R11, R12 e R13){/n}

Jardim Cristina, Parque Residencial Serra Negra, Residencial Arlindo Durante, Vila Maria, Cohab II, Jardim Bandeirantes, Jardim Brasil, Jardim Ciranda, Jardim Peabiru, Vila Mariana, Bairro Alto, Jardim Dona Nicota, Vila Bela Vista, Vila Rodrigues Alves, Jardim São Vicente e Vila Ema.

{n}12 de setembro (quarta-feira)
(Região Sul – R14, R15 e R16){/n}

Cohab V e VI, Comerciários I, II, III e IV, Vila Cidade Jardim, Chácara Recreio do Havaí, Cohab I, Convívio, Jardim Palos Verdes, Jardim Reflorenda, Parque dos Pinheiros, Cohab do Sesi, Jardim Aeroporto, Altos da Serra, 24 de Maio, Santa Mônica, Sta Maria I, Santa Cecília e Santa Helena.

{n}13 de setembro (quinta-feira)
(Região Central – R1, R2, R3 e R4){/n}

Centro, Chácara Milanesi, Vila Cariola, Vila Silvinha, Lavapés, Vila Assumpção, Vila Santa Terezinha, Cecap, Jardim Bom Pastor, Vila Nogueira, Vila Nossa Senhora da Penha, Vila Paraíso, Vila São Benedito, Vila São Judas Tadeu, Vila Sônia, Recanto Azul, Vila São Lúcio, Vila São Luiz e Vila Jahu.

{n}14 de setembro (sexta-feira)
(Região Oeste – R17, R18, R19 e R20){/n}

Chácaras Reunidas Vista Alegre, Parque Imperial, Parque Marajoara, Parque Tupy, Vila Real, Jardim Riviera, Jardim Santa Elisa, Recanto Árvore Grande, Jardim Tropical, Parque das Cascatas, Vista Alegre, Jardim Botucatu, Jardim Centenário, Jardim Santo Ignácio, Jardim São José, Vila Sueleny, Rubião Júnior, Residencial Indaiá, Hípica, Vale do sol, Spazio Verde, Terras Altas, Califórnia I e II, Capão Bonito, Chácara de Recreio Boa Vista.

{n}17 de setembro (segunda-feira)
(Continuação da Região Norte – R22 e R23){/n}

Distrito de Vitoriana, Alvorada da Barra, Porto Said, Rio Bonito e Mina.

{n}18 de setembro (terça-feira)
(Outras Regiões){/n}

Green Valley, Santo Antonio de Sorocaba, Anhumas, Recreio da Amizade (Cascata da Marta) , Piapara.