Paróquia São Pio X completa 30 anos de fundação

No dia 30 de março deste ano a Paróquia São Pio X completa 30 anos de fundação. Por isso no próximo domingo, 03 de abril, algumas atividades serão realizadas. Às 14h a Tarde da Divina Misericórdia com pregação da Ivoninha Anselmo do Ministério de Cura da RCC da Arquidiocese de São Paulo e às 18h Solene Eucaristia presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu.

A história da paróquia

A criação da Paróquia de São Pio X de Botucatu se fez necessária com a inauguração do Conjunto Habitacional Humberto Popolo, no dia 16 de Janeiro de 1984 com a Bênção dada por Dom Vicente Marchetti Zioni, então Arcebispo Metropolitano de Sant’Ana de Botucatu. Logo após a inauguração do Conjunto Habitacional, a Santa Missa começou a ser celebrada provisoriamente na escola desse Conjunto pelo Cônego Eanes de Melo Cotias, Pároco de São Benedito.

Vendo a necessidade espiritual da região, Dom Vicente Marchetti Zioni solenemente criou e instalou a Paróquia de São Pio X e nomeou o Padre João Batista Stern como seu primeiro Pároco, aos 30 de março de 1986, Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor.

O Santo Titular dessa Paróquia, São Pio X, foi escolhido por ter sido ele o fundador da Diocese de Botucatu, criada aos 7 de Junho de 1908.

A Paróquia de São Pio X hoje é formada por sete Comunidades:

•Igreja Matriz de São Pio X (Jardim Reflorenda).

•Capela de São José Trabalhador (Parque Convivio).

•Capela de São Miguel (Parque dos Pinheiros).

•Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz (Bairro 24 de Maio).

•Capela de São Judas Tadeu (Jardim Aeroporto).

•Capela de Nossa Senhora das Dores do Cimo da Serra (Jardim Maria Luiza)

•Capela de São Francisco de Assis (Bairro rural da Roseira).

Possui 10 Setores Pastorais, Conselho de Pastoral e Conselho Administrativo.

Em sua vida Pastoral São Pio X possui:

•Pastorais: Catequese de 1ª Comunhão, Catequese de Perseverança, Catequese Crismal, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Educação, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Acólitos Extraordinários, Coroinhas, Grupo de Oração de Jovens, 3 Ministérios de Musica, 2 Corais (um adulto e um infantil), Pastoral do Dízimo, Cruzada Eucarística, Pastoral da Saúde, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Pastoral das Comunicações e Cruzada de São Tarcísio (Pastoral Litúrgica das crianças).

•Movimentos: Vicentinos, Legião de Maria, RCC, TLC, Movimento Mãe e Rainha e Oratórios de N. Sra. de Fátima.

•Associações de Fiéis: Apostolado da Oração e Irmandade de São José.

•Equipes: de Festas; da Campanha da Fraternidade e Evangelização e a de Cozinha.

Hoje nosso Pároco é o padre Márcio Luís Cândido e Vigário Paroquial é o padre Max Otaviano. Nos auxiliam dois diáconos: Adilson Rocha e João Carlos Batista.

Temos um seminarista no Quarto Ano de Teologia: Sem. Rafael Antônio Paixão Soares.

Neste ano nossa Paróquia conta também com a ajuda do seminarista Tiago Francisco Lima da Silva que está no Terceiro Ano de Filosofia.