Obras de revitalização da Amando avançam para o quinto quarteirão

Revitalização da Rua Amando de Barros - Foto Carlos Pessoa (5)Conforme anunciado pela Prefeitura de Botucatu foram iniciados no último sábado, 30 de agosto, os serviços de remoção de guias e do pavimento das calçadas na Rua Amando de Barros, entre as ruas Monsenhor Ferrari e Marechal Deodoro. O trecho é a quinta quadra contemplada no processo de revitalização do principal corredor comercial da cidade. O investimento estimado é da ordem de R$ 2 milhões.

A Secretaria de Obras fez toda a demarcação do novo alinhamento das calçadas, que serão alargadas em cerca de um metro. A Sabesp também avançou na implantação de uma nova rede de água, com a substituição das antigas tubulações simples de ferro que estavam instaladas na rua por tubulações duplas de PVC nas calçadas. Os ramais também estão sendo substituídos para que a nova rede entre em carga. A expectativa é que esse trabalho será concluído nesta terça-feira (2).

Revitalização da Rua Amando de Barros - Foto Carlos Pessoa (4)Para execução das obras, o trânsito de veículos foi interditado entre as ruas Major Leônidas Cardoso e Monsenhor Ferrari. A construção de caixas de captação de águas das chuvas e a preparação do solo para receber as guias e sarjetas já foram iniciados do lado esquerdo para quem desce a Amando sentido Bosque-Paratodos. Ainda esta semana deverá começar o assentamento do novo piso das calçadas, com utilização de material intertravado drenante. Depois disso será instalado ainda piso tátil direcional, bancos, lixeiras e palmeiras.

Sobre a revitalização – Além da ampliação das calçadas, a revitalização da Rua Amando de Barros fará com que o estacionamento de veículos passe a acontecer em apenas um dos lados da via, com ampliação da pista de rolamento de 3,55m para algo em torno de 4 metros. Também será feita a recuperação da pavimentação asfáltica em toda extensão da via, desde o Lavapés até o Largo do Paratodos.

Revitalização da Rua Amando de Barros - Foto Carlos Pessoa (3)A compactação da rede elétrica e telefônica só terá início depois que a CPFL concluir a substituição de alguns postes e transformadores. O recapeamento total da Rua Amando, bem como a instalação de semáforos em alguns cruzamentos, acontecerá apenas na reta final das obras. Também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local. Haverá reforço no sistema de iluminação, com utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes.

A revitalização, que se estenderá até o cruzamento com a Rua Visconde do Rio Branco, deverá ser concluída até meados do mês de setembro, se as condições climáticas continuarem favoráveis.