Nascida de parto natural Clara é a bebê do ano 2011

A pequena Clara Vitória, filha de Beatriz Fátima Prudente de Lima e Evanderson Santiago Batista foi a primeira criança a nascer de parto natural durante “Semana do Bebê”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, e por isso recebeu o título de bebê do ano de 2011. Clara nasceu na maternidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu no último dia 27 de outubro, ? s 15h36, pesando 3 quilos 635 gramas e 51,5 centímetros de altura. Ela será acompanhada pelo período de um ano por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, composta por profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira dama, Rachel Ferronato Cury, este acompanhamento durante os 12 meses da pequena Clara Vitória é muito importante. “Este acompanhamento durante o primeiro ano dela servirá como um termômetro do poder público, para sabermos que está dando certo ou não nestas três áreas e assim podermos melhorar os cuidados na fase infantil”, explica.

Ainda na última quinta-feira foi realizado na sala de teleconferência da Secretaria de Educação o encerramento da primeira Semana do Bebê promovida pelo Fundo Social de Solidariedade em parceira com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura e com o apoio da Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Banco de Leite Humano da Unesp, Senac São Paulo, Unimed e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Durante o evento de encerramento foram premiadas as três primeiras crianças mais votadas no primeiro concurso e exposição de fotos “Bebê sadio, bebê feliz”. Com 51 votos, a pequena Lyvia Oliveira D´Azevedo, de dois anos e dez meses, sagrou-se vencedora do concurso. Ela foi premiada com um book produzido pela fotógrafa Malu Ornelas. Em segundo lugar, com 42 votos, ficou Kauane Bizarro Viriato de seis meses e na terceira posição Ana Laura de Souza, de dois anos e dois meses, com 37 votos. As duas foram agraciadas com kits de produtos para bebês.

A Semana do Bebê teve a intenção sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância. O objetivo foi proporcionar informações sobre o desenvolvimento infantil e conscientizar a sociedade para essa fase de formação pessoal da criança, garantindo sua segurança física e emocional.

As atividades da Semana do bebê incluíram passeio dos bebês, serviços, palestras, seminários, oficinas e atividades culturais em diferentes locais da Cidade: nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), creches municipais, unidades básicas de saúde, entidades da rede socioassistencial do Município.

Na visão de Rachel Ferronato Cury, a primeira Semana do Bebê em Botucatu foi um sucesso. “Tivemos uma boa participação em todas as atividades desde o passeio dos bebês, que reuniu mais de mil pessoas na Rua Amando de Barros, até os serviços, oficinas e palestras. Conseguimos alcançar o objetivo que era sensibilizar as pessoas e isso foi muito positivo”, finalizou.

{n}Exposição de fotos {/n}

As fotos do concurso e exposição fotográfica “Bebê sadio, bebê feliz” já podem ser visitadas no saguão do prédio da Prefeitura Municipal. A mostra que contém mais de 200 fotos segue até o dia 25 de novembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 horas ? s 16h30.

Fotos: Andreia Seullner