JCC e PM fazem blitz educativa na Semana de Trânsito

Fotos: Valéria Cuter

“Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012, que está sendo realizada em Botucatu pela Secretaria Nacional de Trânsito (Semutran) e Polícia Militar (PM) através do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

Para garantir a segurança no trânsito, principalmente no final de semana, os alunos do JCC distribuíram nesta quarta-feira (19) folhetos educativos para os motoristas, tendo como ponto de concentração a Praça Comendador Emílio Peduti – Bosque e Rua Amando de Barros, onde ocorre a maior flutuação de veículos da Cidade.

“A blitz educativa foi uma ação conjunta com a finalidade de orientar os motoristas sobre legislação vigente para dirijam com cuidado nas ruas da Cidade obedecendo as normas de segurança, evitando colocar a sua vida e a vida do seu semelhante em risco”, observou a PM Aline, instrutora do JCC, juntamente com os PMs Pontes e Benedito. “A maioria dos acidentes registrados são por imperícia ou imprudência dos motoristas”, acrescenta a policial.

O capitão José Semensati, salientou que a blitz educativa não teve caráter repressivo. “A PM apenas realizou o trabalho de monitoramento para que os alunos do JCC distribuíssem os panfletos explicativos sobre normas básicas de segurança. É uma ação de educação e conscientização no trânsito”, disse o capitão da PM.

O secretário da Semutran, Vicente Ferraudo enfatiza que um dos principais focos da Campanha de Trânsito deste ano é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. “Para traçar e realizar as ações a Semutran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito”, frisou Ferraudo.