GCM continua sendo referência para outros municípios

Com apenas cinco anos de funcionamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu transformou-se em referência de atuação e tem servido de modelo para outros municípios do estado de São Paulo e do Brasil. Nos últimos dois anos, a partir das mudanças implantadas, que deram maior visibilidade e trouxeram resultados expressivos ? corporação, a quantidade de consultas e visitas realizadas por municípios não parou de crescer.

Representantes de cidades de estados como Ceará, Paraná e Alagoas e municípios paulistas como Marília, Jaú, entre tantos outros, já tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e os procedimentos de atuação da GCM de Botucatu, com a finalidade de levar o mesmo modelo para suas localidades.

A consulta mais recente foi feita pela vereadora Terezinha de Fátima Simões Silva, do município de Capela do Alto (SP), que através de ofício endereçado ao comando da GCM solicita informações sobre a implantação, bem como fixação de subsídio e outras vantagens destinadas aos integrantes da corporação.

“Esse tipo de contato tornou-se muito comum porque, para nossa alegria, a Guarda Civil Municipal de Botucatu é reconhecida como de alto padrão.
Estamos entre as principais do país pela formação e condição de trabalho que oferecemos aos nossos agentes, além de nossa estrutura e a qualidade do atendimento que prestamos ? população”, declara o secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos.

A GCM tem desenvolvido em torno de 3 mil ações por mês. Encontra-se em estudo a implantação de um Centro de Operações de Comando que deverá integrar a corporação a outras unidades da prefeitura, forças de segurança e prestadoras de serviço como a CPFL, para agilizar soluções para melhorar o cotidiano da cidade.