FSS oferece cursos de qualificação profissional

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) oferece durante todo este ano diversos cursos gratuitos que fazem parte do projeto Criadores Solidários. Lançado em 2009, ele visa ? inclusão social por meio do trabalho e da geração de renda. As vagas são destinadas para pessoas acima de 16 anos, de ambos os sexos. As inscrições devem ser feitas no próprio Fundo Social, de segunda a sexta-feira, das 8 ? s 17 horas, na Rua General Telles, nº 1.343, no Centro.

Na oficina de cozinha Sabores da Gente serão oferecidos os cursos de Manipulação de Alimentos; Panificação Artesanal; Ovos de Páscoa; Massas Frescas; Alimentos Integrais; Salgados; Doces; Pão de Mel; Bala de Coco; Bolos e outros doces. Na oficina de Costura estarão disponíveis as atividades para confecção de artesanato em patch work; linha cama, mesa e banho. Já na Escola de Moda serão oferecidas capacitações para costura de peças de vestuário.

{n}Futuros cursos{/n}

Também estão abertas as vagas para os interessados nos cursos que o Fundo Social de Solidariedade irá oferecer futuramente com a inauguração da Escola de Beleza e do Polo Regional da Construção Civil.

A Escola de Beleza desenvolverá cursos de capacitação com duração média de 60 horas, para a atividade de Assistente de Cabeleireiro e Manicure, podendo posteriormente se aperfeiçoar em outras atividades profissionais do ramo como depilação, maquiagem e limpeza de pele.

Por meio de convênio firmado pelo poder municipal em parceira com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Botucatu também foi contemplada para ser um polo de treinamento regional para a área de construção civil.

A escolha foi feita devido o Fundo Social de Botucatu ser reconhecido como uma unidade, entre outros 28 municípios do Estado que tem potencial e capacidade de execução de projetos desta natureza. Portanto deverá ainda no primeiro semestre deste ano oferecer cursos de capacitação de Pedreiro (assentador), Encanador e Azulejista. Este polo efetuará treinamento tanto para alunos de Botucatu, como para multiplicadores de outros municípios da região.

De acordo com a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Rachel Ferronato Cury, em 2013 o projeto Criadores Solidários capacitou mais de 150 pessoas em diversos cursos. “Essas capacitações serviram tanto para elevação do conteúdo informacional e autoestima das participantes como também para iniciarem atividades profissionais com vendas ou implementarem ações de geração de renda”, comenta.