Emoção e conquistas marcam cinco anos da Guarda Municipal

O auditório da Câmara Municipal de Botucatu foi palco para a solenidade que reuniu dezenas de pessoas para comemorar os cinco anos de atividade da Guarda Civil Municipal (GCM), na noite desta segunda-feira (25). Estiveram presentes os parentes dos homenageados, assim como pessoas ligadas aos mais diferentes segmentos da sociedade botucatuense.

A oratória do evento ficou ? cargo do jornalista Carlos Pessoa, que, inicialmente chamou as autoridades que compuseram a Mesa dos Trabalhos: prefeito João Cury Neto; presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa – Curumim; a juíza titular da 2ª Vara da Comarca e Corregedora, Adriana Toyano Fanton Furokawa; o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva e o secretário de Segurança Pública, Adjair de Campos.

No transcorrer do evento foram condecorados os guardas que compuseram a primeira turma da corporação. Também feita a nomeação do GCM Iwerton Felipe de Almeida para o cargo de inspetor e a entrega de láurea de mérito pessoal a alguns agentes que obtiveram destaque no desempenho de suas funções.

A programação também incluiu homenagens ? s autoridades que contribuíram para o crescimento da corporação e sua valorização junto a sociedade botucatuense como a juíza de direito Adriana Toyano Fanton Furukawa; o delegado seccional de Botucatu, Antônio Soares da Costa Neto; o capitão da PM José Semensati Júnior; o advogado Laudenir Lopes Gaste, membro da Comissão de Ética da OAB-Botucatu; o delegado Celso Olindo, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e o instrutor de tiro, Marcelo Danfenback.

Em discurso emocionado o prefeito João Cury Neto, fez uma explanação do crescimento da Guarda Municipal nesses último dois anos como a aquisição de equipamentos e armamento. “Hoje nossa guarda é motivo de orgulho para todos nós. Foi o trabalho de nossa guarda trabalhando em operações conjuntas com a Polícia Militar e Polícia Civil que deixou Botucatu entre as cidades mais seguras do Brasil. Isso só consegue com profissionalismo, com dedicação e muito trabalho. Investimos na nossa Guarda e vamos continuar investindo muito mais”, prometeu João Cury. “Temos a sede na Vila dos Lavradores, uma base no Terminal Rodoviário e vamos inaugurar outra base na Praça Coronel Moura – Paratodos”, adiantou o prefeito.

O secretário de Segurança Pública delegado Adjair de Campos não escondeu sua satisfação com o sincronismo entre a corporação e comunidade. “Todos nós estamos emocionados com este momento especial, de valorização do trabalho realizado pelos nossos agentes ao longo desses cinco anos, trabalhando em prol da comunidade. Foi uma trajetória difícil até que a nossa Guarda Municipal viesse a se transformar em uma referência de boa conduta e eficiência para todo o Brasil. Por isso o momento é de comemoração”, discursou o secretário, lembrando que outras atividades serão desenvolvidas ao longo da semana para celebrar a data. “Nossa maior satisfação é ver a evolução da corporação ao longo desse tempo. Isso nos estimula a continuar honrando nosso lema que é proteger e servir a comunidade sempre”.

Já o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva, enfoca que este é um momento de grande importância, pois a GCM passou a ser reconhecida pela comunidade, e desde o começo este era o desejo de todos os guardas.

“Ganhamos um ótimo reconhecimento, tanto da população quanto da administração, que reformulou a GCM, investiu e dobrou nosso efetivo. Além do apoio que o nosso prefeito tem nos dado, cobrando resultados e acompanhando de perto o nosso dia-a-dia. Quero agradecer a todos que, de alguma forma contribuíram para que isso acontecesse, como o prefeito João Cury Neto, nosso secretário Adjair de Campos, os comandos das Polícias Militar e Civil, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Botucatu, Ministério Público, entre outros”, disse Paulo Renato.

Adjair de Campos lembra que no início dos seus trabalhos, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. “O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês”, enumera Campos.

Lembra o secretário que em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Cita o GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

{bimg:24529:alt=interna:bimg}
{bimg:24530:alt=interna2:bimg}
{bimg:24531:alt=interna3:bimg}

{n}Fotos: Valéria Cuter

{tam:25px}Outras comemorações{/n}{/tam}

E as comemorações prosseguiram nesta terça-feira (19), a partir das 9 horas, próximo a unidade de saúde do Jardim Iolanda, com o plantio de 65 árvores, com participação do Grupo de Prevenção Ambiental (GAPE) e de filhos dos GCMs.

{bimg: 24532:alt=interna4:bimg}

Fotos: Valéria Cuter

Já na quarta-feira (20), ? s 8h30, na sede da Guarda Municipal, o Prefeito João Cury Neto se reunirá com as crianças do Projeto Cidadania e Civismo.

Para terminar a semana, no dia 21, a partir das 10 horas, será aberta uma exposição de fotos que retratam parte da trajetória da GCM nesses cinco anos de atuação. O evento será realizado em frente ao Paço Municipal e também contará com a presença do prefeito João Cury.