Edital de apoio à cultura africana será apresentado

Na próxima quarta-feira (21), às 9 horas no auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu, Cyro Pires, será realizada a apresentação do edital para seleção de projetos de apoio e incentivo a expressões e manifestações culturais de raízes africana e afro-brasileira pelo Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (Pipa).

O edital nº01/2013 visa a seleção de quatro projetos, três deles voltados a pessoas físicas com o prêmio de R$4 mil cada. Outro, direcionado a pessoas jurídicas, levará R$8 mil.

Os projetos podem ser inscritos até dia 17 de setembro de 2013 e devem encaminhados por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade correspondência com Aviso de Recebimento (A.R.). Para a Prefeitura Municipal de Botucatu – Setor de Protocolo, Praça Pedro Torres, 100, Centro, Botucatu/SP – CEP: 18.600-900.

O edital completo, com informações detalhadas sobre o processo seletivo dos projetos do Pipa, pode ser acessado no site da Prefeitura de Botucatu [www.botucatu.sp.gov.br] por meio do link “Editais”, “Cultura”. Ele também pode ser retirado na própria Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Coronel Moura, nº27, no Centro (piso superior do Teatro Municipal).

Para a assessora em políticas promoção da igualdade, Conceição Domingos Vercesi, a proposta deste edital visa democratizar, dar transparência às ações e apoio aos atores do Município em especial as atividades africanas e afro-brasileiras por meio desta importante parceria com a Secretaria da Cultura.

“Em Botucatu existem muitos Griôs, considerados guardiões da memória e da história de seus povos e a partir deste edital a memória destas diversas manifestações culturais e as peculiaridades do povo negro da nossa região poderá ser registrada. Os projetos serão avaliados por duas comissões cabendo ao Conselho Municipal da População Negra a indicação dos melhores projetos para sua execução”, comenta.