Definida empresa que reconstruirá ponte da Veiga Russo

A Copel (Comissão Permanente de Licitações) da Prefeitura de Botucatu já abriu os envelopes com as propostas das empresas habilitadas para participar da Tomada de Preço 020/11 para reconstrução da ponte da Rua Veiga Russo que foi destruída pelas fortes chuvas em março deste ano.

A vencedora do certame foi a empresa Rone – Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Ltda., da cidade de Jaú. A obra será executada ao preço de R$ 644.654,56. O contrato deverá ser assinado nos próximos 10 dias. A previsão é que a obra seja iniciada em novembro, com prazo de quatro meses para conclusão.

Entre as etapas para reconstrução da ponte constam a instalação do canteiro de obras, raspagem e limpeza do terreno, escavação manual de valas para fixação dos blocos de fundação, execução da ponte em concreto e execução de gabiões.

A Secretaria Municipal de Planejamento não conseguiu incluir a obra em procedimento administrativo emergencial dentro do cronograma de obras da Prefeitura. Por conta disso, o processo licitatório teve que seguir o trâmite normal. Além do projeto executivo para determinar o valor da obra, foi necessário elaborar um estudo hidrológico para verificar o volume de água que a nova estrutura poderá suportar e obter a licença ambiental para sua execução.

“É uma ponte de 1957, da época do prefeito João Queiroz Reis, e que tinha um vão de apenas dois metros, que não conseguiu dar a vazão suficiente ? s águas do córrego do Curtume. Esse novo projeto atenderá as necessidades existentes no local”, explica o secretário municipal de Planejamento, Caco Colenci.