Defesa Civil alerta sobre cuidados no Carnaval

Em razão das questões que envolvem a segurança da população e com o intuito de prevenir eventuais acidentes, a Defesa Civil do Município e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) distribuíram comunicado com alertas e recomendações que devem ser observados durante o Carnaval.

De acordo com a empresa, nos casos em que ocorrerem desfiles com a movimentação de carros alegóricos e veículos de grande porte (carro som), é necessário prévio planejamento de rotas seguras e orientações aos blocos e escolas de samba sobre a altura de segurança admissíveis para esses veículos e distâncias adequadas ? rede elétrica.

Paulo Renato da Silva (foto), coordenador da Defesa Civil, argumenta que outra preocupação que se deve ter é quanto ? s instalações elétricas para iluminação e sistemas de som dos shows, os quais devem ser executados por profissionais devidamente habilitados para evitar falhas e riscos de choques elétricos.

“É recomendável que sejam feitas campanhas de alerta, para que as pessoas não lancem artefatos, tais como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não. O mesmo cuidado se deve ter em relação a líquidos sprays e fogos de artifícios, pois há risco de choque elétrico”, frisou Paulo Renato. Informações e orientações podem ser colhidas junto ao telefone da CPFL Paulista em Botucatu é o (14) 3811 7620.

{n}GCM e PM{/n}

Também a Guarda Civil Municipal (GCM) e Policia Militar (PM) intensificarão as ações preventivas durante os dias de carnaval, principalmente nos espaços públicos do nosso município, onde já existe programação de eventos carnavalesco, como na Rua Armando de Barros, Rio Bonito, Bairro da Mina, Bairro de César Neto e Praça Coronel Moura – Paratodos.

“Instituições contarão com o efetivo extra para que possam realizar o patrulhamento comunitário nesses locais públicos com grande aglomeração de pessoas”, adiantou o comandante geral da GCM, Sérgio Luis Bavia. “A presença da forças de segurança irá propiciar maior tranquilidade as pessoas nos eventos nos dias de carnaval. Caso haja necessidade a população poderá acionar a GCM através do número 199 ou a PM no telefone 190, que será enviado uma viatura imediatamente no local se necessário for”, emendou.