Corpo de Bombeiros recebe viatura de primeiro mundo

Na manhã desta sexta-feira, aconteceu a solenidade de apresentação da nova viatura que será utilizada pelo Corpo de Bombeiros de Botucatu. A cerimônia foi realizada na Praça Pedro Torres, defronte a Prefeitura Municipal e o veículo considerado de primeiro mundo ficou exposto até o final da tarde.

Estiveram no evento o prefeito João Cury Neto; o tenente coronel da Polícia Militar, José Guerxis de Aguiar, comandante do 12º Grupamento de Bombeiros; capitão José Milton Filho, comandante do 2º Subgrupamento de Botucatu; tenente Edson Winckler Filho, comandante dos Bombeiros de Botucatu, entre outras autoridades.

A viatura foi adquirida e equipada com recursos municipais, por intermédio do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (FUMABOM) e será utilizada para atender, principalmente, ocorrências de combate a incêndio, mas também está apta para salvamentos, resgates e situações que envolvem produtos perigosos.

O investimento para aquisição do chassi Volkswagen, a montagem da viatura e aquisição de equipamentos ultrapassa R$ 800 mil. Apenas um conjunto de ferramentas hidráulicas de última geração utilizadas para o corte de colunas de carros é avaliado em R$ 100 mil.

“Os materiais que utilizamos são caros e diferenciados. Graças ao FUMABOM e ao apoio que a Prefeitura de Botucatu tem nos dado podemos realizar essas aquisições que serão muito importantes no atendimento de ocorrências em nosso município e região”, afirmou o tenente Winckler.

A viatura é diferenciada das demais montadas no Estado. Seus materiais foram estudados e, perfeitamente, acomodados para que o bombeiro os encontre com facilidade e para que o material não se danifique por ficar solto no interior do compartimento. A viatura possui um guincho de arrasto na parte frontal que propicia uma tração de objetos e veículos.

Possui uma torre de iluminação em sua parte superior que facilitará muito os trabalhos noturnos. Em todo o Brasil, Botucatu será a segunda cidade a contar com esse tipo de equipamento. O veículo também dispõe de uma bomba de incêndio importada potente que propicia combate ao fogo por muitas horas, com um tanque de quatro mil litros.

“O Corpo de Bombeiros de Botucatu realiza um trabalho de excelência, reconhecido em todo Estado de São Paulo. Para nós é uma satisfação poder contribuir com a aquisição e montagem dessa nova viatura que poderá auxiliar a comunidade nas mais diversas situações. Em nosso governo, os bombeiros sempre encontrarão na prefeitura uma parceria para melhoria de suas condições de trabalho”, frisou o prefeito João Cury.

Fotos e vídeo: Valério A. Moretto