Centro de Referência é inaugurado na região Norte

A Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (15), ? s 10 horas, a inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Norte da Cidade. O imóvel está localizado na Rua Nelo Pedreti, número 430, no Jardim Paraíso. Estiveram presentes nesta solenidade diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito João Cury Neto.

A nova sede conta com rampas de acesso, banheiros adaptados, salas de acolhimento e atendimento, além de um local que comporta confortavelmente grupos de até 30 pessoas. A equipe profissional do novo equipamento é formada por assistente social, psicólogo, monitor, auxiliar administrativo e de limpeza.

Prefeito João Cury destacou que o Centro de Referência tem como principal objetivo trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares. “Ele oferecerá ? s famílias da região Norte atendimento social diário, visita domiciliar, grupos de orientação e oficinas aos beneficiários de programas sociais e outros usuários do serviço”, colocou o prefeito. “As atividades serão direcionadas a diversas faixas etárias, incluindo idosos e adolescentes”, acrescentou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Della Colleta, a sede do Cras Norte que, antigamente, era instalada no Distrito de Vitoriana foi transferida para o Jardim Paraíso para atender todas as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“Em relação ? parte humana já foram contratados no começo desta gestão novos profissionais e agora com a locação deste imóvel, com os recursos do Bolsa Família, estamos preconizando todas as exigências”, explica, enfocando que a população de Vitoriana não ficará desamparada. “No local do antigo Cras funcionará uma unidade de atendimento social com duas equipes de profissionais, que será referenciada para atender a população e a zona rural”, esclarece.

{n}Ambiente bonito e agradável{/n}

Segundo Luciana Pires Machado, responsável pelo Cras Norte, tal equipamento público é considerado pela Assistência Social um local destinado ? s famílias, e por este motivo é um prédio agradável, convidativo e acolhedor. “Com a intenção de atender isso foi firmada uma parceria com Raony Silva, um ex-integrante do programa ‘Pró- jovem’, para deixar a fachada da nova casa mais alegre por meio do grafite”, explicou.

Para Raony Silva, criar arte nos muros do novo Cras Norte foi uma oportunidade de divulgar o trabalho do seu grupo de grafite (R.A Crew) para a população. “A intenção é continuar levando o grafite de forma alegre para outros lugares mais visíveis da Cidade”, comenta ele, que busca parceiros para produzir um documentário cinematográfico voltado para a área da assistência social. “Queremos mostrar para as pessoas os serviços que a Assistência Social e o que isto pode mudar na vida das pessoas, como já mudou na minha”, completa. Os interessados em serem parceiros do grupo de grafite neste projeto podem entrar em contato pelo telefone (14) 9744-5992.

Fotos: Valéria Cuter