Cemitérios recebem obras para o Dia de Finados

Os três cemitérios de Botucatu (Portal, Jardim e do Distrito de Vitoriana) estão prontos para receber familiares e amigos que aproveitarão este domingo (2 de novembro – Dia de Finados) para fazer homenagens a entes queridos que já faleceram. A previsão é que, juntos, estes locais recebam mais de 15 mil pessoas visitantes nesta data.

Pelo volume de visitantes, a Secretaria de Obras promoveu durante toda a semana uma operação especial nestes três cemitérios com serviços de manutenção (pequenas obras de reparos, pintura e limpeza). No dia de Finados equipes de varredores ainda estarão de prontidão nos cemitérios realizando limpeza constante. 

Ontem (30) também terminou o prazo para que familiares fizessem limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos antes do dia 2. Vale lembrar que a cobertura da entrada do Cemitério Jardim encontra-se em início de reforma, mas o que não atrapalhará as visitações.

O Portal, o maior e mais antigo cemitério da Cidade, contabiliza desde 1893 pouco mais de 60 mil sepultamentos. O Cemitério Jardim contabiliza quase 8 mil sepultamentos e o de Vitoriana, outros 1.500. No Finados os portões do cemitério Portal ficarão abertos das 6 horas até 18 horas. O cemitério Jardim funcionará das 6h40 às 18 horas e em Vitoriana das 7 às 17 horas.

 

Segurança

A Guarda Civil Municipal também montou um esquema particular para o Finados. Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luís Bavia, será destinado para a segurança dos locais um efetivo de aproximadamente 20 guardas. No cemitério Portal das Cruzes também ficará instalada a Unidade Móvel de Segurança Comunitária da guarda. 

“Mesmo com o patrulhamento reforçado nos três cemitérios durante o feriado, a GCM continuará a realizar seu trabalho rotineiro por meio do atendimento às solicitações da população, recebidas pelo telefone 199”, informa o comandante.

 

Sistema informatizado

Desde 2011, a Prefeitura de Botucatu conta com um sistema informatizado de consulta dos cemitérios que permite a população encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo onde determinada pessoa está sepultada.

O trabalho, iniciado em junho de 2010, e coordenado pela Seção de Processamento de Dados, foi realizado de forma meticulosa, com a utilização de um sistema de banco de dados e a colaboração de estagiários que ficaram responsáveis por transferir os dados de cada óbito para os computadores.

No Cemitério Jardim, um terminal eletrônico está à disposição do público. No Portal das Cruzes os visitantes podem na própria administração do cemitério obter auxílio de estagiários que por meio de computadores também efetuam consultas sobre a localização exata dos sepultados.

Se preferir, o interessado também poderá utilizar o sistema de pesquisa sem sair de casa. Para isso bastará acessar o link www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio. Outra novidade foi a implantação do sistema de Recolhimento e Emissão de Taxas e Emolumentos, que até então era feito de forma manual pelos administradores dos cemitérios. O pagamento hoje pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.