Candidata de São Paulo é eleita Miss Tomodati 2011

Apesar das fortes chuvas que caíram na noite de sábado (29) terem obrigado a organização transferir o evento para a tarde de domingo (30), o concurso Miss Tomodati foi um sucesso e um dos pontos altos do Festival Botucatuense de Cultura Japonesa. O evento foi realizado no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão” e coordenado pela promotora de eventos Terezinha Berchior, onde 12 candidatas selecionadas passaram pela avaliação de um Corpo de Jurados composto por 09 pessoas escolhidas pela organização.

Das 12 candidatas selecionadas para o concurso, 08 representaram a Cidade de São Paulo. São elas: Adriana Takeuti; Bruna Satie Tederke; Camila Toynoga Gonzalez; Gabrielle Hatano Nomi; Janaina Hirata; Larissa Tsuboi Ogusico, Mayumi Rute Inoue e Mônica Mizikami Eitler. Completaram o quadro das concorrentes 04 candidatas de Botucatu, que contaram com torcida organizada: Cacucaia Maranho; Daniela Bardela, Karina Daylla e Marina Ribeiro.

“Pelo regulamento só puderam participar do concurso, a candidata na faixa compreendida entre 14 a 26 anos de idade, que fosse japonesa ou que tivesse descendência nipônica (pai ou mãe japonesa), possuir altura mínima de 1,58m e ser solteira. Por isso, tivemos muito cuidado ao fazer o trabalho de seleção e limitar o número de candidatas”, frisou Terezinha Berchior, que ficou satisfeita com a receptividade do público.

“Tivemos alguns contratempos de percurso, mas nada que não pudéssemos resolver. Nosso maior problema foi a chuva que caiu no sábado nos forçando a adiar o concurso para a tarde de domingo. Mas, no geral, acho que o concurso atendeu as expectativas”, acrescentou a promotora de eventos.

Uma a uma as candidatas foram apresentadas para a avaliação do Corpo de Jurados que aplicaram notas para as candidatas que desfilaram em traje de gala. Elas foram recepcionadas no palco pelo “príncipe” Leon Capeluppi. A apresentação foi feita por Kendi Yamai, que faz parte do grupo de artistas da Escolinha do Gugu, com o personagem Osako, que usa o jargão: “Assim Osako não aguenta!”.

Ao final, os jurados escolheram como Miss Tomodati 2011 a candidata Mônica Mizikami Eitler, ficando como 1ª princesa, Camila Toynoga Gonzalez e a 2ª princesa Camila Tsuboi Ogusico. Como Miss simpatia foi escolhida Mayumi Rute Inoue. As quatro candidatas vencedoras são de São Paulo, capital.

A vencedora não escondeu sua emoção. “Confesso que estava aflita, pois havia muitas candidatas em condições de vencer. Felizmente, a Comissão Julgadora me escolheu e só posso agradecer. Mas, posso dizer que o clima entre nós (candidatas) foi o melhor possível e não houve nenhuma rusga sequer e uma procurou ajudar e incentivar a outra. Quero aproveitar e agradecer a Cidade de Botucatu que nos recepcionou tão bem, os jurados, assim como a organização do concurso”, disse Mônica Mizikami Eitler.

Cacucaia Maranho, de Botucatu, uma das que teve uma torcida organizada gritando seu nome aceitou com, naturalidade, a decisão. “Claro que todas as candidatas que se inscreveram tinham a pretensão de vencer. Os jurados fizeram suas escolhas, usando seus critérios e não cabe a nós questionar o resultado”, frisou a botucatuense. “Quem ganhou merece os parabéns e temos que aplaudir”, acrescentou.

Fotos: David Devidé